UOL


São Paulo, sexta-feira, 05 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENSINO SUPERIOR

Paulo Renato indica 2 para comissão
O ex-ministro Paulo Renato Souza encaminhou ontem ao MEC (Ministério da Educação) duas indicações de representantes para compor a comissão encarregada de propor mudanças no atual sistema de avaliação do ensino superior.
A comissão apresentou nesta semana uma proposta que acaba com o provão. O novo sistema não teria, por exemplo, uma escala de notas para as universidades. O atual ocupante da pasta, Cristovam Buarque, havia convidado o próprio Paulo Renato para fazer parte do grupo que discutirá as mudanças.
As indicadas são Maria Helena Guimarães de Castro e Eunice Ribeiro Durham. A primeira ocupou a presidência do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão que faz a avaliação do ensino superior) e da Secretaria de Ensino Superior do MEC na gestão Fernando Henrique Cardoso.
Eunice Durham foi, também na gestão passada, secretária de Política Educacional do ministério. Ela criticou nesta semana as propostas, alegando que são um retrocesso no sistema de avaliação.
"Para esse tema, elas possuem competência técnica melhor do que a minha e poderão contribuir com mais qualidade para o debate", afirmou Paulo Renato.
A nova proposta da avaliação do ensino superior não agradou ao ex-ministro. Para ele, um dos pontos que prejudicarão o sistema é a análise por amostragem de alunos. No sistema do provão, todos são submetidos à avaliação.
"O ministério não possui uma lista dos estudantes matriculados nos cursos. Isso significa que a própria universidade poderá selecionar os estudantes que serão avaliados. Além disso, o aluno perde a responsabilidade de fazer a prova." (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Saúde: Greve nos hospitais do Estado é suspensa após 10 dias, sem aumento salarial
Próximo Texto: Lixo: Centrais de coleta reagem a novo sistema
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.