|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ANÁLISE
Ainda dá tempo de tirar o ensino médio da UTI
ISAAC ROITMAN
ESPECIAL PARA A FOLHA
Na maioria dos países os
sistemas educacionais estão
passando por uma revisão.
Espera-se que ele prepare
os jovens para o trabalho, para a independência econômica, para que possam viver no
ambiente familiar e comunitário respeitando a diversidade cultural de uma sociedade
em constante transformação.
No Brasil, os governos proclamam que a educação é
prioritária. Proclamação demagógica e enganosa. Os índices e pesquisas revelam a
baixa qualidade na área.
Foquemos o ensino médio.
Os jovens nessa fase vivem
um dilema: Conquistar vaga
na universidade ou lugar no
mercado de trabalho?
O ensino médio é constituído por uma overdose de
disciplinas e tem alta taxa de
evasão, talvez por não ser
atrativo. Mas o ponto central
é a figura do professor.
Um relatório recente do
Conselho Nacional de Educação alerta para uma ameaça
que paira sobre o ensino médio: a possibilidade de um
"apagão" de professores,
com um deficit de 245 mil
profissionais, especialmente
das disciplinas de química,
física, matemática e biologia.
Para complicar o quadro,
dados do Censo Escolar mostram que dos 461.542 professores do ensino médio brasileiro apenas 228.625 (49,5%)
ministram uma só disciplina.
Talvez seja a hora de repensar o ensino médio não
com um foco na informação
mais sim na sistematização e
utilização do conhecimento
em um cenário de exercício
permanente do pensamento.
A articulação entre o ensino médio e a formação técnica certamente deve fazer parte da revisão. Nenhum sucesso será alcançado se não valorizarmos o professor, o que
implica em uma formação
inicial de qualidade, uma
formação continuada, salário digno, valorização da carreira e condições de trabalho.
Ainda há tempo, adotando
as medidas corretas, de tirar
o ensino médio da UTI.
ISAAC ROITMAN é coordenador do Grupo
de Trabalho de Educação da Sociedade
Brasileira para o Progresso da Ciência
Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Danuza Leão: Viagens, países Índice
|