São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Atendimentos subiram 200%

Instituto vê aumento de casos de conjuntivite

DA REPORTAGEM LOCAL

Um surto de conjuntivite viral pode estar ocorrendo em São Paulo, segundo o Instituto da Visão da Unifesp. O alerta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) se deve ao aumento de mais de 200% no número de casos constatados em setembro no pronto socorro do Hospital São Paulo, ligado à universidade.
Os sintomas mais freqüentes de infecção da conjuntiva (fina membrana que recobre a parte externa do olho) são olho vermelho, irritação, inchaço das pálpebras, coceira e aumento de secreção. Segundo Nilva Simeren Bueno de Moraes, coordenadora do PS de Oftalmologia do hospital, o paciente deve procurar um médico. O tratamento costuma ser simples e consiste de medidas como manter os olhos limpos e higienizados com soro fisiológico.
A médica diz que desde a semana passada o número de casos tem aumentado. Em setembro, a média de atendimentos diários aumentou de quatro para 16 pessoas.
A Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, afirmou que nos hospitais municipais não foi confirmado um aumento dos casos.
A transmissão da conjuntivite ocorre não somente pelo contato direto com uma pessoa infectada, como também por toalhas de rosto, piscinas ou instrumentos contaminados pela doença.


Texto Anterior: Luto virtual: Velório tem transmissão ao vivo na internet
Próximo Texto: Panorâmica - Rio: Morre aos 94 mulher do arquiteto Oscar Niemeyer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.