São Paulo, sexta-feira, 05 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Polícia de Ribeirão investiga novo golpe da pirâmide

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Polícia Civil de Ribeirão Preto (314 km de São Paulo) apura um suposto golpe de "pirâmide eletrônica" na região, que pode ter lesado ao menos cem pessoas. As suspeitas são que a empresa Omni praticaria a pirâmide, disfarçada de "marketing de rede", na internet.
Pirâmide é um sistema em que uma pessoa paga uma taxa para entrar num grupo com a promessa de receber mais do que pagou de novos membros que se associarem -e assim sucessivamente.
Neste caso, a empresa vende uma plataforma de comércio eletrônico, em que associados podem vender seus produtos e serviços na internet, após pagarem a adesão, que chega a R$ 4.090, segundo relatos de supostas vítimas à polícia.
O inquérito foi aberto na sexta. "O número de vítimas passa de cem, mas deve crescer ainda mais", disse o delegado Haroldo Chaud.
O promotor Aroldo Costa Filho, que também apura o caso, afirmou que há indícios de diversas irregularidades. "Os indicativos da existência de crime são grandes, se assemelham às antigas pirâmides. É um modo novo de burlar a lei. Conseguimos detectar também crime de estelionato, porque, se a pessoa não tiver dinheiro para pagar, ela pode obter um financiamento com empresa ligada à Omni", disse.
A Omni informou, por meio da assessoria de imprensa, que não pratica o sistema de pirâmide e que o conceito da empresa é o de marketing de rede, usado por multinacionais de varejo e a forma de negócio "de mais rápido crescimento nos últimos anos em todo mundo".
Segundo a Omni, a remuneração de seus clientes é obtida por vendas ou revendas de produtos na internet -que podem ser do lojista ou da empresa. "Em nenhuma hipótese ocorre remuneração sem vinculação com a venda de produtos ou de lojas." (MARCELO TOLEDO)


Texto Anterior: Serial Killer: Polícia de Sales de Oliveira apura morte de 50 cães
Próximo Texto: Rio Preto: Vítima de racismo será indenizada em R$ 7,6 mil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.