São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EDSON BARROS (1945-2010)

Ed Wilson e a 'Festa de Arromba'

DO RIO

Nome conhecido da Jovem Guarda, o cantor e compositor Edson Barros, o Ed Wilson, morreu anteontem à noite, no Rio, aos 65, vítima de um choque séptico. Ele tinha câncer na tireoide, diagnosticado há seis meses.
Carioca nascido em Piedade, na zona norte, Wilson iniciou a carreira artística no final dos anos 1950, quando formou uma banda de rock com seus irmãos Paulo César Barros e Renato Barros.
Em 1960 o grupo adotou o nome Renato e Seus Blue Caps e lançou seu primeiro compacto. Em 1961, por sugestão do músico e empresário Carlos Imperial, Wilson deixou a banda e iniciou carreira solo. O sucesso chegou quando suas músicas "Acho que Vou lhe Esquecer" e "Vou lhe Deixar" foram gravadas por Wanderléa.
Sua presença no cenário musical e o estilo assemelhado ao de Elvis Presley lhe valeram uma citação em "Festa de Arromba", de Erasmo Carlos, que diz: "Lá fora um corre corre / dos brotos do lugar: era o Ed Wilson / que acabava de chegar!"
Wilson ganhou ainda mais fama na década de 1980, com o sucesso de duas músicas: "Chuva de Prata", composta em parceria com Ronaldo Bastos e gravada por Gal Costa, e "Aguenta Coração", que compôs com Paulo Sérgio Valle e virou hit na voz do cantor José Augusto.
O artista, que ainda integrava uma banda com antigos companheiros da Jovem Guarda, estava internado desde 12 de setembro no Hospital São Lucas, em Copacabana (zona sul). O velório ocorreu ontem no cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul), e seu corpo deve ser cremado hoje.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Crime: Três são detidos durante sequestro relâmpago em SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.