São Paulo, sábado, 05 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PEREZ DWORECKI (1920-2011)

Um violista húngaro-brasileiro

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Perez Dworecki, filho único de um sapateiro e de uma dona de casa, nasceu numa aldeia da Hungria, mas com o nome de Sándor Herzfeld.
Quando criança, ganhou de presente um violino, que o pai trocara por um par de sapatos. Na juventude, decidido a ser músico, foi fazer conservatório em Budapeste.
Mas veio a Segunda Guerra, e ele, filho de judeus, acabou enviado a um campo de concentração soviético. Os pais morreram no conflito. Sándor se salvou porque tocava violino para os soldados.
Terminada a guerra, o rapaz decidiu sair da Europa. Na Itália, já casado com Katalin, comprou documentos de um casal que tinha vistos para o Brasil. Sándor tornou-se Perez Dworecki, e a mulher passou a se chamar Sônia.
Pouco após chegar a SP, no fim dos anos 40, conseguiu emprego em rádio. Tocava viola (semelhante ao violino, porém de som mais grave).
Conheceu os compositores Villa-Lobos e Camargo Guarnieri e se tornou grande amigo de Radamés Gnattali.
Foi spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e professor de música da USP, de 1967 a 1982.
Gravou cerca de 13 discos, como lembra a família.
Há três anos, sofreu um derrame e perdeu alguns movimentos. Em 2009, um amigo propôs que tocassem juntos, para que ele voltasse a sentir a sensação. Atacou com o arco enquanto o amigo fazia a mão esquerda. Seu último sonho, não realizado, era ser reconhecido por seu país pelo nome de batismo. Viúvo, morreu anteontem, aos 90, devido a uma infecção. Teve duas filhas, quatro netos e dois bisnetos.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Justiça derruba liminar que anulava questões do Enem
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.