São Paulo, terça-feira, 05 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITORAL NORTE


São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba alegam falta de verbas para o evento; comércio teme queda do número de turistas
Prefeituras suspendem festas de réveillon

ELIANE MENDONÇA
DA FOLHA VALE

As três cidades do litoral norte de São Paulo onde os prefeitos não foram reeleitos em outubro -Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba- não terão, pela primeira vez, as tradicionais comemorações de réveillon este ano.
O motivo, segundo as prefeituras, é a Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe que os atuais prefeitos deixem dívidas para a próxima administração. Nas três prefeituras, a alegação é que não há dinheiro para os eventos.
Os comerciantes das cidades temem que a medida atrapalhe o movimento de turistas no litoral norte na virada do ano. Os quatro municípios esperam receber cerca de 800 mil turistas no réveillon. No ano passado, no entanto, as chuvas fizeram com que apenas cerca de 180 mil turistas visitassem as cidades, quando a expectativa era de um milhão.
Em São Sebastião, o prefeito João Siqueira (PSB) afirma que não viabilizará recursos financeiros para o réveillon -decoração de ruas, queima de fogos, shows pirotécnicos e musicais. Segundo ele, a prefeitura não tem dinheiro para a comemoração.
O assessor jurídico da Associação Comercial de São Sebastião, José Alexandre Lourenço, disse que os comerciantes se surpreenderam com a notícia. "Esta é a primeira vez que isso acontece. Vamos agora tentar uma alternativa junto aos comerciantes." A associação reunirá os comerciantes esta semana para propor um rateio para a realização do show pirotécnico e da queima de fogos.
Em Ilhabela, o secretário de Turismo, Carlos Alberto Castello Branco Naufal, culpa o governo do Estado pela falta de verba para a comemoração.
Segundo ele, Ilhabela depende de um repasse do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Esportes e Turismo, que estava prevista no Orçamento.
"Solicitei ao governo R$ 50 mil, que seriam empregados na decoração da cidade, contratação de duas escunas para o evento da "escuna elétrica" e queima de fogos. Mas até agora não recebi nada", disse o secretário à Folha.
Em Ubatuba, a única informação da assessoria de imprensa da prefeitura é que não haverá comemoração na cidade.
Caraguatatuba, o único município onde o atual prefeito foi reeleito, também é o único onde a prefeitura vai custear algum tipo de comemoração. A prefeitura elaborou um projeto que inclui shows pirotécnicos e musicais.



Texto Anterior: Rio: Irmã de Beira-Mar é condenada
Próximo Texto: Telefônica: Secretaria investiga suposto abuso de poder
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.