São Paulo, quinta-feira, 05 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

USP

Estudantes protestam contra insegurança e pedem mais guardas no campus
Estudantes da USP (Universidade de São Paulo) realizaram ontem um protesto contra a falta de segurança no campus central da instituição.
Os alunos, que utilizaram um carro de som, afixaram cartazes e distribuíram folhetos, estimaram a presença de 400 pessoas. A instituição calculou em 50 o número de participantes. A manifestação ocorreu em frente ao prédio da reitoria.
As reclamações são decorrência de sete estupros ocorridos nos últimos dois meses na Cidade Universitária ou em regiões próximas (segundo dados da reitoria). Os alunos pedem o aumento do número de funcionários da guarda universitária, da quantidade de ônibus que fazem o itinerário circular e melhorias no campus, como iluminação e corte de mato.
Segundo a assessoria da USP, há um projeto para contratar 48 guardas em janeiro -hoje, fazem a segurança da USP 64 funcionários efetivos e mais de 200 terceirizados. Pontos de maior circulação ganharam nova iluminação e os ônibus circulares, atualmente, cumprem uma rota menor, evitando trechos fora do campus.
Hoje, uma comissão formada por alunos da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humana) pretende mobilizar estudantes e funcionários da universidade para um protesto na av. Paulista, às 19h, nas escadarias do prédio da TV Gazeta. A iniciativa foi definida na última segunda-feira, quando cerca de 300 estudantes, segundo a comissão, reuniram-se em assembléia. Uma da vítimas cursa o quarto ano de letras. O estupro aconteceu próximo à reitoria. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Imprensa: Jornalista da Folha ganha Prêmio Ethos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.