São Paulo, terça-feira, 05 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente do PSDB-SP deve assumir Gestão

Sidney Beraldo deverá ser indicado por Serra para nova secretaria; Mauro Arce é cotado para os Transportes

CATIA SEABRA
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente estadual do PSDB, Sidney Beraldo, deverá assumir a Secretaria de Gestão no governo tucano de José Serra. Já para a Secretaria dos Transportes, o mais cotado ontem era o atual secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce.
Produto do desmembramento da Casa Civil, a recém-criada Secretaria de Gestão será responsável por assuntos administrativos do governo. Mas, com apoio da bancada estadual e afinidade com Serra, Beraldo deve dividir com Aloysio Nunes Ferreira a tarefa de negociar com a Assembléia Legislativa, Casa que presidiu até 2005.
Sua escolha atenderia à reivindicação da bancada do PSDB, até numa compensação política à nomeação do deputado federal pefelista José Pinotti para a Secretaria de Ensino Superior do Estado, também prestes a ser criada. Destinada a Pinotti, a nova secretaria incorporaria a estrutura do Memorial da América Latina.
Frustrados alguns convites, a idéia de nomeação de Arce para a Secretaria dos Transportes ganhou força no tucanato. Sua permanência no governo teria o patrocínio de tucanos alinhados a Serra, como o secretário municipal das Subprefeituras Andrea Matarazzo e o ex-ministro Martus Tavares, mas enfrentava ainda ontem resistências internas.
Tanto Arce como Beraldo negavam a alguns aliados já terem sido formalmente convidados.
Serra, na Prefeitura de São Paulo, e Arce, no Estado, tiveram algumas diferenças administrativas. Mas amigos em comum se encarregaram de apaziguar os ânimos.
Seu nome tem sido cogitado para diferentes áreas do governo. Ele é engenheiro eletricista e sua indicação para a pasta dos Transportes estava ligada não à sua experiência ou ligação com a área, mas à dificuldade de Serra para definir um titular da secretaria e à avaliação de aliados do tucano de que Arce é um bom gestor.

Calha do Tietê
No governo Geraldo Alckmin (PSDB), sua pasta foi responsável pelas obras de rebaixamento da calha do Tietê, uma das principais bandeiras do tucano.
A Secretaria dos Transportes também deverá abranger algumas possíveis vitrines políticas, como as obras do trecho sul do Rodoanel e os projetos viários em parceria com a prefeitura, como a concessão da marginal Tietê com a construção de nova pista pedagiada e a ampliação da avenida dos Bandeirantes.
Num primeiro momento da montagem de seu governo, Serra idealizou a indicação de seu vice, Alberto Goldman, para a Secretaria dos Transportes. Mas foi desaconselhado a nomear para um cargo tão delicado alguém que dificilmente poderia ser demitido.
Ainda ontem, porém, Serra não estava, segundo tucanos, totalmente convencido e a nomeação de Goldman não estaria definitivamente descartada. Por exclusão, tucanos apostavam em seu nome para o Desenvolvimento Econômico.
Entre aliados, a expectativa era de que Serra anunciasse novos escolhidos até amanhã.
Segundo aliados, Serra teria ontem um encontro com o ex-prefeito de Ourinhos, Claurey Alves. Submetido ao crivo dos tucanos, seu nome teria sido indicado pelo presidente estadual do PTB, Campos Machado, para a pasta de Esportes.


Texto Anterior: Administração: Custo em obra de túnel é investigado
Próximo Texto: Contra danos, escola instala câmeras nos banheiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.