São Paulo, sexta-feira, 05 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Descoberta em 2007 na igreja do Carmo, pintura do século 18 é restaurada

BRUNA SANIELE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma pintura original do século 18 feita pelo padre Jesuíno do Monte Carmelo, que estava encoberta por outras na igreja do Carmo (região central), está sendo restaurada. Uma parte da obra deve ser entregue em duas semanas. A imagem de Nossa Senhora do Carmo foi feita no teto da nave, espaço que vai da entrada do templo ao santuário.
Em relatório de 1942, o escritor Mário de Andrade, à época funcionário do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional), afirmava a existência de uma obra do artista na igreja. Mas a confirmação ocorreu apenas em 2007.
Segundo Carlos Cerqueira, historiador do Iphan, a procura pela obra se baseou na investigação inicial do escritor, que concluiu que no final do século 19 uma nova pintura se sobrepôs a existente. O Iphan calcula que a obra foi feita entre 1796 e 1798.
"A pintura executada sobre a antiga ficou esdrúxula. Mário suspeitou do enquadramento e falou que embaixo da pintura deveria existir um painel do Jesuíno porque ele foi contratado para pintar todo o forro do teto da nave", diz Cerqueira.
"O temor que nós tínhamos é que essa pintura mais antiga tivesse sido lixada ou raspada para aplicarem a pintura mais nova. Mas, felizmente, isso não aconteceu", afirma o restaurador Júlio de Moraes, responsável pela obra.
A restauração abrange uma área de 12 metros quadrados e o custo é de R$ 31.200.
Segundo Cerqueira, em 2009, o Iphan pretende concluir uma das seções -são quatro no total. O instituto busca patrocínios para completar a obra. O teto da nave mede aproximadamente 150 metros quadrados.
No forro da capela-mor, local onde o padre celebra a missa, foi localizada outra pintura do padre Jesuíno, mas pode ser que essa não seja restaurada.


Texto Anterior: "Picho para o povo olhar e não gostar", diz jovem presa na Bienal
Próximo Texto: A cada 5 novos casamentos no país, ocorre 1 divórcio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.