São Paulo, sábado, 05 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP inaugura atrações de Natal no fim de semana

Cidade terá 120 km de ruas e 4.000 árvores enfeitadas

DA REPORTAGEM LOCAL

O Natal de São Paulo, que ganhará neste final de semana novas atrações, será mais iluminado neste ano. As praças, parques, ruas e avenidas da cidade terão dez vezes mais luzes do que no ano passado.
Ao todo, 120 quilômetros de ruas e 4.000 árvores serão enfeitadas -em 2008, foram 20 quilômetros de vias e 600 árvores. Tudo isso a um custo de R$ 5,9 milhões -o dinheiro é suficiente para construir quase seis creches para 6.000 crianças.
Mas a prefeitura diz que o aumento da decoração não custará muito mais para a administração. Ano passado, o órgão anunciou um gasto de R$ 5,15 milhões, mas teve cinco patrocinadores, contra oito agora.
As atrações neste ano estarão mais espalhadas. As 31 subprefeituras escolheram locais que receberão a decoração natalina. Avenidas como Brás Leme, Jabaquara e Sumaré ganharão iluminação especial, assim como a praça da Matriz, na Freguesia do Ó. "Todo ano as atrações ficavam mais concentradas na região do Ibirapuera e da avenida Paulista, o que provocava muito trânsito. Este ano decidimos descentralizar", diz o diretor de eventos da SPTuris, Everaldo Dourado Junior.
A represa de Guarapiranga, por exemplo, ganhará uma árvore com 60 metros de altura. No ano passado, a região havia sido decorada, mas não teve uma árvore estruturada. Ela será inaugurada hoje, às 20h.
Também hoje, será abertura a Festa da Luz, às 20h30, no museu Paulista (Ipiranga), com projeções na fachada do prédio.
Amanhã, às 19h, a árvore de 75 metros de altura do Ibirapuera será inaugurada.

Ponte
Na noite de ontem, a marginal Pinheiros também ficou mais iluminada com o show de luzes da ponte Octavio Frias de Oliveira. Mas algumas lâmpadas falharam por causa da chuva de anteontem.
Sobre os 138 metros de altura dos estais amarelos da ponte, 35 mil metros de microlâmpadas brilharão em forma de pinheiro gigante, com mais de 100 metros de altura.
Por meio de uma técnica que regula a intensidade das luzes, a árvore se acenderá alternadamente em diversas cores, formando imagens em movimento, e simulará a neve caindo sobre o rio Pinheiros. Um Papai Noel de 12 metros também será iluminado no topo da ponte.
A decoração, que poderá ser vista pelos 8.000 motoristas que passam por hora pela ponte, é paga pela Telefônica.
Neste ano, os paulistanos poderão ainda enviar mensagens que serão exibidas na estrutura em 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Entre os dias 4 e 18, as frases podem ser remetidas pelo site www.ponteiluminadatelefonica.com.br.


Texto Anterior: Triatleta é atropelada durante treino em rodovia
Próximo Texto: Rio: Mulher é presa após engolir corrente de ouro em joalheria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.