São Paulo, domingo, 05 de dezembro de 2010

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Hotéis de SP apostam em "paparicos" para atrair mais hóspedes

Atendimento personalizado é o segredo do sucesso do Fasano, Unique e Emiliano

NATÁLIA ZONTA
DE SÃO PAULO

Feito mágica, a mala aparece desfeita e as roupas arrumadas no armário. Ao fim do dia, o mimo da vez é um doce, que o hóspede encontra sobre a mesa da antessala do quarto.
São os paparicos, os tratamentos personalizados, que fazem turistas brasileiros e estrangeiros disputarem suítes nos hotéis Emiliano, Fasano e Unique. Unanimidade entre os especialistas em viagem, eles formam a trindade mais exclusiva da cidade.
Menores que os empreendimentos de redes internacionais, o trio possui uma média de quase quatro funcionários à disposição de cada apartamento.
Tanta atenção fideliza os clientes e fará com que esses hotéis fechem o ano com aproximadamente 80% de ocupação, quase 10% a mais do que a média da cidade.
No Emiliano, a cozinha não para. Ali são feitos os pratos do restaurante e do serviço de quarto.
Antes de o cliente entrar em um dos quartos -todos decorados de forma "clean", com tons claros-, ainda passam por lá funcionários da governança, responsáveis pela arrumação, e uma pessoa que cuida apenas da reposição do minibar.

DISCRIÇÃO
Entre os pré-requisitos para se trabalhar num hotel de superluxo estão a discrição e o perfeccionismo.
"Conseguimos ver qual lado da cama a pessoa dorme, se usa edredom ou manta, se prefere o despertador na cabeceira, seu canal de TV favorito e o nível do ar-condicionado", explica Tatiana Andrade, governanta-executiva do Fasano.
Lá, funcionários entram e saem por portas camufladas para não passar ao hóspede uma impressão de tumulto.
Assim como o Emiliano, o Fasano está na seleção da associação The Leading Hotels of the World. Para fazer parte do grupo, o hotel precisa passar por inspeções, feitas sem aviso prévio ou identificação do avaliador, que analisa 800 itens do hotel, entre instalações e serviços. Em São Paulo, além desses dois, o Tivoli Mofarrej também conseguiu a certificação. No Brasil, são seis os hotéis com o selo.
Neste ano o Fasano foi eleito o 14º melhor hotel do mundo pelos leitores da "Condé Nast Traveller", uma das revistas de viagem mais conceituadas. Um dos mais recorrentes é dar abrigo aos pets dos hóspedes.

MODERNIDADE
Maior que os concorrentes, o Unique projetado por Ruy Ohtake tem 95 quartos e área para eventos -além do restaurante Skye, no topo do prédio, sempre lotado.
O subsolo do hotel abriga áreas operacionais imensas, como a cozinha, com 16 câmaras frigoríficas. "Servimos 45 mil refeições por mês", diz o chef Emmanuel Bassoleil, responsável pela área de alimentos.
Os hoteleiros de superluxo vivem uma fase excepcional. O Fasano abre no dia 26 uma unidade em Punta del Este, no Uruguai, e até 2012 deve inaugurar hotéis em Salvador e Trancoso, na Bahia.
São Paulo espera a chegada da bandeira Four Seasons, referência em luxo. A capital é o principal foco da empresa, que também quer estar no Rio e no Nordeste.


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