São Paulo, domingo, 06 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boemia se estende aos arredores e compõe um circuito paralelo

DA SUCURSAL DO RIO

É muito difícil estabelecer as fronteiras da Lapa. Ela pode começar na rua Moraes e Vale, onde Manuel Bandeira morou, diante do Beco das Carmelitas -o seu famoso beco-, e terminar em algum ponto da rua do Riachuelo.
Mas, como todo lugar mítico, o espírito importa mais do que a matéria -a de asfalto e cimento, no caso; não a outra.
No que se refere à sua atual fase boêmia, a Lapa vem estendendo seus tentáculos para áreas do entorno. Uma delas é a praça Tiradentes, onde fica um dos endereços mais importantes do samba feito no Rio: o Centro Cultural Carioca, num sobrado onde funcionou o célebre Dancing Eldorado. Teresa Cristina e o Grupo Semente são atrações todas as quintas-feiras e há outros bons shows.
A Tiradentes ainda conta com a tradicional gafieira Estudantina, os teatros Carlos Gomes e João Caetano, e vários de seus sobrados têm passado por reformas com fins culturais. Ainda surgiram hotéis novos na área.
Outra praça, a Cinelândia, não conta com grande movimento à noite, mas se vale do teatro Rival, um dos principais palcos de música brasileira do Rio, e do cine Odeon BR, sede do Festival do Rio de cinema. Há um projeto de transformar a rua Álvaro Alvim, a do Rival, em quarteirão cultural.
O bairro que tem procurado acompanhar a Lapa de modo mais semelhante é a Gamboa, na zona portuária. O Trapiche da Gamboa, ampla casa onde se toca samba de alta qualidade, tem o perfil cultural e de público das melhores casas da Lapa.
Na mesma rua, Sacadura Cabral, abriu o Sacadura, lugar com vários ambientes, inclusive um para shows, e há planos de novas inaugurações, vislumbrando-se um pólo "off-Lapa". É o local também da sede carioca de The Week, a boate GLS paulistana que se instalou também nos ares frescos do Rio.
Na sede da Ação da Cidadania, um grande armazém, têm acontecido festas, shows e exposições, movimentando ainda mais uma região que ficou abandonada com a perda de importância do porto do Rio. Também fica na Gamboa a Cidade do Samba, sede dos barracões das principais escolas do Carnaval carioca.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Bairro tem passado mitológico de malandros e prostitutas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.