UOL


São Paulo, quinta-feira, 06 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOVERNO LULA

Ministério da Saúde planeja criar Código de Direitos do Usuário do SUS
O Ministério da Saúde estuda a criação de um Código de Direitos do Usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) nos moldes do Código de Defesa do Consumidor. A idéia foi aprovada ontem durante reunião do Conselho Nacional de Saúde.
O código definirá o que é atendimento de qualidade, como os usuários deverão ser atendidos e quais os seus direitos.
Funcionários e gestores que desobedeçam às normas serão punidos.
"Os usuários têm direito de serem recebidos de forma respeitosa", disse o ministro da Saúde, Humberto Costa.
Quando o código começar a funcionar -o que deverá ocorrer até o fim deste ano-, será criada uma ouvidoria para receber reclamações.
Costa ressaltou que o código não será uma "medida policialesca". Além de cobrar a melhoria do atendimento ao usuário, é preciso que o poder público melhore a estrutura da rede de saúde, afirmou o ministro.
Apesar de não ser "policialesco", o código vai estabelecer punições para os transgressores. Costa ainda não sabe se as sanções serão cíveis, penais ou administrativas.
Atualmente, os usuários insatisfeitos têm poucos canais para reclamar, avaliou o ministro.
Na prática, esses usuários acabam recorrendo à imprensa para relatar o drama das filas de espera por atendimento e as péssimas condições de alguns hospitais públicos.
O primeiro passo para a criação do código é fazer um mapeamento dos projetos de lei relacionados ao SUS que tramitam no Congresso Nacional. O ministro quer saber se algum deles pode servir de base para o novo código.
Outra alternativa, afirmou o ministro da Saúde, é criar o código por decreto.
Se sair do papel, o novo código terá um desafio enorme: regular o atendimento de um setor, que, só no ano passado, efetuou 720 milhões de consultas e 12,3 milhões de internações.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Panorâmica - Vistoria
Próximo Texto: Narcotráfico: Após protestos, Landim decide deixar o PSL
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.