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BARBARA GANCIA
Comercial com Ronaldo é escandaloso
Desta vez, não dá para
discordar do ex-prefeito
nem para bater o pé com o resultado da pesquisa de opinião: São
Paulo é mesmo a cara do Maluf. E
ele tem todo o direito de usar a
pesquisa -que perguntou "que
político é a cara da cidade de São
Paulo"- em seu favor.
Maluf personifica Sampa no
que ela tem de mais dinâmico e
de mais odioso. Dos arranha-céus, onde tudo é eficiência e decisão, à lama das enchentes que lota caminhão atrás de caminhão
da prefeitura, Maluf é a imagem
rasgada do que nossa cidade representa. Se isso não nos disser algo sobre quem somos e aonde pretendemos chegar, nada mais dirá.
Ninguém está dando a mínima
importância para uma deformidade ética que tomou de assalto a
sociedade tapuia.
Refiro-me à onda dos comerciais de cerveja, que agora deu
para usar ídolos da juventude como garotos-propaganda.
Luciano Huck, Fábio Assunção,
Thiago Lacerda, Daniela Mercury, Gisele Bündchen, Marcos
Palmeira... a lista de famosos que
anda faturando alto ao associar o
próprio nome à bebida é extensa.
O leitor mais tolerante dirá que
estou exagerando. O álcool é legalizado e fazer propaganda de cerveja não tem nada de ilícito.
Ocorre que poucos países são
tão lenientes quanto o Brasil no
que diz respeito ao consumo de
álcool pelos jovens.
Um estudo divulgado nesta semana sobre a região de Paulínia,
no interior de São Paulo, revela
que menores de idade podem
comprar bebidas alcoólicas praticamente em todos os estabelecimentos da cidade onde elas são
vendidas.
A brandura que usamos para
tratar o assunto representa um
risco imenso. O álcool é o problema de saúde mental número um
do país e os jovens estão consumindo bebidas alcoólicas cada
vez mais cedo. Parece piada, mas
a grande maioria das pessoas ignora o fato de que o contato precoce com o álcool aumenta -e
muito- as chances de o indivíduo vir a se tornar um alcoólatra.
Cachaça e cerveja são vendidas
em qualquer canto, sem o menor
controle e a preço de banana. E
ninguém arregala os olhos quando um esportista de reconhecimento mundial como Ronaldo
Nazário de Lima, que é exemplo
de pessoa correta e embaixador
da Unesco, vira garoto-propaganda de cerveja.
Bem, num país onde até abrigo
para crianças com câncer é assaltado e os remédios levados, nada
faz mais muita diferença. Todas
as coisas têm o peso da insignificância.
QUALQUER NOTA
Metamorfose
Tem uma turma aí que anda
imitando até mesmo os hábitos
mais extravagantes de seus antecessores. Por exemplo, oferecer aos convidados vinhos de
US$ 10 mil. Nem acertador solitário da Mega Sena conseguiria
decifrar uma dessas.
Surpresa agradável
Os proprietários das lojas do
trecho da av. Cidade Jardim
que foi interditado para a construção da passagem subterrânea não receberam nenhuma
informação antecipada sobre o
ínicio das obras. Os comerciantes só foram saber do tamanho
da encrenca com a chegada das
máquinas da prefeitura.
E-mail - barbara@uol.com.br
www.uol.com.br/barbaragancia
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