São Paulo, sexta-feira, 06 de fevereiro de 2004

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BARBARA GANCIA

Comercial com Ronaldo é escandaloso

Desta vez, não dá para discordar do ex-prefeito nem para bater o pé com o resultado da pesquisa de opinião: São Paulo é mesmo a cara do Maluf. E ele tem todo o direito de usar a pesquisa -que perguntou "que político é a cara da cidade de São Paulo"- em seu favor.
Maluf personifica Sampa no que ela tem de mais dinâmico e de mais odioso. Dos arranha-céus, onde tudo é eficiência e decisão, à lama das enchentes que lota caminhão atrás de caminhão da prefeitura, Maluf é a imagem rasgada do que nossa cidade representa. Se isso não nos disser algo sobre quem somos e aonde pretendemos chegar, nada mais dirá.
 
Ninguém está dando a mínima importância para uma deformidade ética que tomou de assalto a sociedade tapuia.
Refiro-me à onda dos comerciais de cerveja, que agora deu para usar ídolos da juventude como garotos-propaganda.
Luciano Huck, Fábio Assunção, Thiago Lacerda, Daniela Mercury, Gisele Bündchen, Marcos Palmeira... a lista de famosos que anda faturando alto ao associar o próprio nome à bebida é extensa.
O leitor mais tolerante dirá que estou exagerando. O álcool é legalizado e fazer propaganda de cerveja não tem nada de ilícito.
Ocorre que poucos países são tão lenientes quanto o Brasil no que diz respeito ao consumo de álcool pelos jovens.
Um estudo divulgado nesta semana sobre a região de Paulínia, no interior de São Paulo, revela que menores de idade podem comprar bebidas alcoólicas praticamente em todos os estabelecimentos da cidade onde elas são vendidas.
A brandura que usamos para tratar o assunto representa um risco imenso. O álcool é o problema de saúde mental número um do país e os jovens estão consumindo bebidas alcoólicas cada vez mais cedo. Parece piada, mas a grande maioria das pessoas ignora o fato de que o contato precoce com o álcool aumenta -e muito- as chances de o indivíduo vir a se tornar um alcoólatra.
Cachaça e cerveja são vendidas em qualquer canto, sem o menor controle e a preço de banana. E ninguém arregala os olhos quando um esportista de reconhecimento mundial como Ronaldo Nazário de Lima, que é exemplo de pessoa correta e embaixador da Unesco, vira garoto-propaganda de cerveja.
Bem, num país onde até abrigo para crianças com câncer é assaltado e os remédios levados, nada faz mais muita diferença. Todas as coisas têm o peso da insignificância.

QUALQUER NOTA

Metamorfose
Tem uma turma aí que anda imitando até mesmo os hábitos mais extravagantes de seus antecessores. Por exemplo, oferecer aos convidados vinhos de US$ 10 mil. Nem acertador solitário da Mega Sena conseguiria decifrar uma dessas.

Surpresa agradável
Os proprietários das lojas do trecho da av. Cidade Jardim que foi interditado para a construção da passagem subterrânea não receberam nenhuma informação antecipada sobre o ínicio das obras. Os comerciantes só foram saber do tamanho da encrenca com a chegada das máquinas da prefeitura.

E-mail - barbara@uol.com.br www.uol.com.br/barbaragancia

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