São Paulo, quinta, 6 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTOXICAÇÃO
Adolfo Lutz divulga análise no litoral de SP
Laudo reprova água de São Sebastião

da Folha Vale

A água servida pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em Juqueí e a de poços artesianos em Barra do Una, na costa sul de São Sebastião (215 km de SP), foram consideradas impróprias para consumo pelo Instituto Adolfo Lutz.
Segundo análise divulgada ontem, amostras da água da Sabesp e dos poços apresentam bactérias do grupo coliforme -de fontes não-orgânicas.
O resultado se refere à segunda análise feita pelo instituto para confirmar as causas do surto de diarréia que atingiu cerca de 500 pessoas na costa sul há 15 dias.
As duas análises apontaram a contaminação das águas da Sabesp e de fontes alternativas como as responsáveis pelo surto.
Na primeira análise, feita no dia 14 de janeiro, o sorvete Sabor de Verão também foi apontado como uma das causas da contaminação.

Sabesp
O superintendente da Unidade de Negócios da Sabesp no litoral norte, João Carlos Simões, 45, contestou a coleta da Vigilância.
Segundo ele, testes feitos pela Sabesp com água das mesmas fontes tiveram resultados satisfatórios. A coleta da Vigilância foi acompanhada por Simões.
Segundo ele, os técnicos da Vigilância não obedeceram às normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde -que são a desinfecção do local e assepsia.
As amostras de água foram coletadas em Barra do Una e na sorveteria Sabor de Verão, em Juqueí.
De acordo com o laudo, na amostra de água coletada na torneira do condomínio Esmeralda, em Barra do Una, que utiliza água de poço, foram encontradas bactérias do grupo coliforme e coliforme fecal.
Em amostra do cavalete (dentro do cano) da Sabesp em uma casa em frente ao condomínio, a água foi considerada potável.
Já na água coletada no cavalete da Sabesp que abastece a sorveteria Sabor de Verão, o laudo apontou a presença de bactéria.
A amostra coletada de uma torneira da sorveteria (água da Sabesp que passou pela caixa d'água) foi considerada potável. Segundo os proprietários da Sabor de Verão, a empresa está usando água mineral na produção do sorvete.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã