São Paulo, quinta-feira, 06 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

2 crianças são abandonadas no Rio em um dia

DA SUCURSAL DO RIO

Uma garota com quatro dias de vida foi encontrada por um pedreiro, no sábado, em um matagal de Jacarepaguá (zona oeste do Rio). A criança estava ferida, com marcas de picadas de formiga. Levada ao hospital, ela está em observação.
No mesmo dia, um menino de três meses foi deixado pela mãe nos braços de um estranho no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste. Foi encaminhado para o Conselho Tutelar.
Desde que a promotora de vendas Simone Cassiano da Silva, 28, atirou sua filha de dois meses na lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, pelo menos nove crianças foram achadas em locais públicos do Rio de Janeiro -um por semana-, em ruas, igrejas, um matagal, um supermercado e até dentro de rio. Um morreu atropelado, e dois foram achados mortos.
No ano passado, só vieram a público dois casos. A 1ª Vara de Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça, que cuida das crianças abandonadas, não informou o número oficial.
A Justiça não falou sobre o andamento dos processos. A polícia também não esclareceu os fatos. Os bebês ficam em abrigos à espera de adoção.
Entre esses casos, o mais emblemático é o de Simone Pereira da Silva, 32. Após dar à luz uma menina, em fevereiro, ela a deixou no estacionamento do hospital São Lourenço, em Bangu (zona oeste do Rio).
Funcionários recolheram a criança, enrolada numa manta. Simone foi detida quando voltou ao local para buscar a filha -diz estar arrependida.
Disse que tinha três outros filhos e que passava dificuldades porque estava desempregada, apesar de ser beneficiária do programa Cheque-Cidadão do governo estadual. O bebê hoje está sob cuidados de uma tia.
Um dos casos terminou em tragédia. No dia 8 de fevereiro, um bebê com o cordão umbilical foi deixado em um saco plástico diante de uma escola em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense). Foi atropelado e morreu. (MARIO HUGO MONKEN)


Texto Anterior: Epidemia: Países ricos negligenciam Aids, diz ONG
Próximo Texto: Panorâmica - Clima: Chuva deixa 3 cidades no Pará em emergência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.