São Paulo, quarta-feira, 06 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PMs suspeitos de matar homem são "vítimas" em BO

Registro feito em delegacia após mulher narrar morte pelo 190 ignora ação de policiais dentro de cemitério

Testemunhas dizem que homem assassinado estava algemado; boletim de ocorrência cita "legítima defesa"

ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO
JOSMAR JOZINO
DO "AGORA"

Os PMs Ailton Vital da Silva e Felipe Daniel Silva, suspeitos de assassinar um homem já algemado em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, seriam apresentados à Justiça como vítimas.
No boletim de ocorrência da Polícia Civil, do dia 12 de março, a ação é descrita como "em legítima defesa de suas vidas e estrito cumprimento de seus deveres".
"[A autoridade policial] Não vislumbrou indícios de qualquer irregularidade no ato, não restando qualquer dúvida quanto a ação ter sido legal", diz trecho do BO.
O documento é assinado pelo delegado Mateus Cintra Andrade, plantonista do 50º DP (Itaim Paulista) que, segundo a Secretaria da Segurança Pública, não conhecia naquele momento a denúncia feita por uma visitante de um cemitério em Ferraz.
Em ligação feita ao 190, telefone de emergência da PM, uma mulher não identificada narrou em tempo real o suposto assassinato de Dileone Lacerda Aquino, 27, suspeito de roubar uma van. "[...] a Polícia Militar acabou de entrar com uma viatura aqui dentro do cemitério, com uma pessoa dentro do carro, tirou essa pessoa do carro e deu um tiro", disse a mulher.
A ação foi elogiada ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). "Quero cumprimentá-la e dizer que ela é um exemplo. Os policiais já estão presos. [...] Eles serão expulsos e responderão a processo criminal."
O advogado dos PMs, Hernandes Tassini, disse que os dois são inocentes. "Eles perseguiram um ladrão, houve troca de tiros e acabaram reagindo. O assaltante foi ferido e levado para um pronto-socorro", afirmou o defensor.


Texto Anterior: Acidente no parque: Prefeitura omite dados sobre vistoria feita no Playcenter
Próximo Texto: Segurança: USP convoca reunião para discutir série de sequestros-relâmpagos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.