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"Apagão" de mão de obra é consequência de mau ensino médio
Para ex-secretária de Assistência Social de FHC, ensino médio avança pouco no país
ANTÔNIO GOIS
DO RIO
O Brasil não pode esperar
que o ensino médio melhore
apenas com a chegada de
uma geração de alunos mais
bem preparada desde o início do fundamental.
É o que disse à Folha Wanda Engel, ex-secretária de Assistência Social do governo
FHC e superintendente-executiva do Instituto Unibanco,
que tem priorizado em suas
ações sociais a melhoria da
formação no ensino médio.
O Ideb, indicador de qualidade do MEC, mostrou que a
educação avançou no ensino
fundamental, mas ficou estagnada no médio.
Leia trechos da entrevista.
Folha - Para o MEC e alguns
especialistas, é natural que a
qualidade da educação melhore a partir do início do ensino fundamental, com menos avanços no ensino médio. A senhora concorda?
Wanda Engel - Não dá para
esperar que a gente melhore
apenas quando uma geração
mais bem escolarizada chegue ao fim do ensino médio.
O país hoje já vive um apagão
de mão de obra em algumas
áreas e a deficiência na formação de jovens nesta etapa
é a principal causa. Se o ensino médio continuar melhorando ao ritmo de 0,1 ponto a
cada dois anos, demoraremos 40 anos para atingir a
meta de qualidade proposta.
É possível ter resultados em
curto prazo, quando sabemos
que os jovens chegam ao ensino médio com muitas deficiências?
Com criatividade, sim.
Uma das estratégias pode ser
fazer um esforço para recuperar as deficiências em português e matemática.
Não estaríamos negligenciando as demais disciplinas?
Não significa esquecê-las,
mas sim priorizar as fundamentais primeiramente.
Além disso, quando há nexo
entre educação e trabalho, o
incentivo é maior. Neste sentido, é fundamental aproveitar a Lei do Aprendiz, que
cria condições para que esses
jovens tenham oportunidade
no mercado de trabalho sem
prejudicar sua formação.
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