São Paulo, terça-feira, 06 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Buraco e acidente afetam marginal

DA REPORTAGEM LOCAL

Um buraco de 3,8 metros de profundidade por 3,8 metros de largura e um acidente com um caminhão de carga infernizaram, por cerca de sete horas, a vida do motorista na marginal Tietê ontem e agravaram o congestionamento causado pela volta às aulas.
À noite, por volta das 20h30, um caminhão-cegonha ficou preso, por 30 minutos, na ponte da Casa Verde, sentido Lapa. Um dos veículos que estavam sendo transportados ficou amassado. O caminhão foi removido sem danos à ponte, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Por volta das 7h20, técnicos da CET avistaram um buraco de 30 centímetros na pista local da marginal, sentido Penha, próximo à ponte Atílio Fontana.
Ao escavarem o local, técnicos da Subprefeitura da Lapa encontraram um buraco de 3,8 metros de profundidade por 3,8 metros de largura. "O asfalto quebrou como se fosse casca de ovo", diz Luiz Alberto Truzzi, analista da CET.
Por cinco horas, duas das três faixas da pista foram fechadas, com lentidão de 4,5 quilômetros. O congestionamento pela manhã chegou a 83 quilômetros, às 9h, considerado alto para o horário.
O problema, diz Truzzi, pode ter sido causado por infiltrações de água originadas na tubulação de esgoto, que tem três quilômetros e foi desativada pela Sabesp na década de 70. Para ele, a água pode ter "sugado" a terra, enfraquecendo a estrutura do asfalto.
Para a Sabesp, por ter mais de 75 anos e estar desativada, a tubulação está "ficando atrofiada", segundo o gerente de interceptação oeste da empresa, Reinaldo Bazana. "Acreditamos que esteja ocorrendo enfraquecimento natural das estruturas, além de haver sobre elas, que estão vazias, fluxo muito intenso de carga. Realmente, o problema não é novidade."
Segundo Bazana, a companhia concluiu, há 40 dias, um estudo para limpar e preencher a tubulação com um material chamado solo-cimento. Mas ele não informar a data de início das obras.

Outro acidente
Às 12h30, um caminhão que levava vidros derrubou a carga sobre um carro na pista expressa da marginal, próximo à ponte Presidente Jânio Quadros (sentido Penha). Não houve feridos.
Duas faixas foram bloqueadas por duas horas, causando seis quilômetros de lentidão.



Texto Anterior: Administração: Gasto da prefeitura sofre corte de R$ 867 mi
Próximo Texto: TJ manda administração tirar logomarca em forma de estrela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.