São Paulo, terça-feira, 06 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Light exige compromisso de pagamento até 2003

DA SUCURSAL DO RIO

A Light informou que só voltará a fornecer energia elétrica à UFRJ se a instituição se comprometer formalmente a pagar toda a dívida -superior a R$ 7 milhões, segundo a empresa- até o fim do primeiro semestre de 2003.
Caso isso não aconteça, segundo a Light, os prédios que tiveram a energia cortada continuarão no escuro e todos os demais edifícios poderão ficar sem luz.
Segundo Marco Antonio Donatelli, superintendente de grandes clientes da Light, tudo que a UFRJ tinha oferecido até a última sexta-feira era um compromisso verbal de "intenção de pagamento" em parcelas até 2004.
Donatelli disse que a universidade havia sido avisada em 28 de junho de que sofreria um corte de energia por falta de pagamento. Em reunião com representantes da UFRJ e do Ministério da Educação na última sexta-feira, a universidade teria sido alertada de que o corte começaria ontem.
De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que não se pronunciou sobre o caso, a concessionária pode cortar a luz de um consumidor inadimplente desde que o avise com 15 dias de antecedência.
O fato de o reitor Carlos Lessa ter religado a energia sem autorização da Light foi classificado por Donatelli como "uma espécie de gato [ligação clandestina"". "É lamentável que uma autoridade dê um exemplo desse tipo", disse.
Os representantes da empresa disseram que desconheciam a existência de hospitais no campus da Praia Vermelha, mas que forneceram geradores "assim que foram informados de que havia atividade hospitalar [no local"".
Para cortar a luz de um hospital que funcione em uma universidade, segundo a Aneel, a concessionária tem que comunicar com antecedência o poder público.
A UFRJ está entre os cinco maiores devedores inadimplentes da Light, disseram os representantes da empresa.



Texto Anterior: Para o reitor, a medida foi "truculenta"
Próximo Texto: Outras escolas também ficam sem verba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.