São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade tem mais salões que farmácias, supermercados e padarias somados

ROBERTO DE OLIVEIRA
DA REVISTA DA FOLHA

Efeito vaidade: a cidade de São Paulo tem mais cabeleireiros do que padarias, farmácias e supermercados somados.
Estima-se que cerca de 45 mil salões de beleza, dos mais sofisticados aos mais simples, estejam em funcionamento atualmente na cidade, de acordo com o Sindibeleza (Sindicato dos Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras do Estado de São Paulo).
Só para efeito de comparação, a capital paulista conta com aproximadamente 4.800 padarias, 4.000 farmácias e 725 supermercados, conforme informações do Sebrae - SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, de São Paulo).
Nos últimos três anos, em média, o número de salões vem crescendo em um ritmo ao redor de 25% ao ano -e mais da metade deles funcionam na informalidade, conforme o Sindibeleza.

380 mil funcionários
Ao todo, o segmento emprega aproximadamente 380 mil funcionários, formais e informais. Para que um salão possa abrir as portas, mesmo que seja para atender apenas aos amigos ou aos vizinhos, são necessários, no mínimo, dois funcionários.
Adalto Meciano, 56, assessor da diretoria do sindicato, conta que, a partir do final dos anos 80, vem ocorrendo um fenômeno de massificação de salões de beleza, e que ocorre em todas as regiões da capital -dos Jardins, bairro nobre na zona oeste, à Cidade Tiradentes, na zona leste.
São os chamados salões alternativos, que funcionam em casas, garagens, escritórios e até jardins de bairros nobres à periferia, onde ocorre a maior concentração desse tipo de negócio.


Texto Anterior: Manaus vao decretar calamidade pública
Próximo Texto: Em salão caseiro...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.