São Paulo, quinta, 6 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO
Notificações vão começar a ser enviadas amanhã aos infratores
Detran vai suspender 300 motoristas em São Paulo

GONZALO NAVARRETE
da Reportagem Local

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo vai enviar amanhã o primeiro lote de notificações com o nome de aproximadamente 300 motoristas de todo o Estado que atingiram o limite máximo de 20 pontos do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e que terão a carteira de motorista suspensa.
Os infratores terão prazo máximo de 30 dias para entregar a carteira de motorista e apresentar recurso. Os nomes dos infratores devem ser publicados no "Diário Oficial" do Estado de sábado ou de terça-feira, de acordo com o chefe da assistência técnica do Detran de São Paulo, José Almeida Sobrinho.
As penas aplicadas no primeiro lote variam de um a quatro meses de suspensão. Estão incluídos nessa relação apenas os motoristas multados entre 22 de maio e 31 de maio, que não apresentaram nenhum tipo de recurso. A capital deverá responder por metade dos casos. Todos serão obrigados a fazer curso de reciclagem.
Segundo o chefe da assistência técnica, as notificações devem chegar à casa dos motoristas até quarta-feira (dia 12). "Esse primeiro lote ainda é pequeno, se levado em conta que o Estado tem 11,5 milhões de motoristas", disse Sobrinho.
"A partir de setembro, quando termina o prazo máximo para recurso, o Detran deverá emitir uma média de pelo menos mil notificações por mês", completou.
O Detran alertou que os motoristas que não atenderem a notificação perdem automaticamente o direito de dirigir após o prazo de 30 dias. Eles também correm o risco de ter a carteira cassada se forem apanhados dirigindo com documentação suspensa. Neste caso, a habilitação só poderá ser recuperada depois de dois anos.
Sobrinho afirmou que os motorista deverão apresentar a carteira de habilitação no órgão em que o documento foi emitido.
Na cidade de São Paulo, a entrega deve ser feita no Departamento de Habilitação do Detran, na avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera (região sudoeste). Os motorista da Grande São Paulo e interior devem ir até os Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) das cidade onde retiraram o documento.
O Detran informou que pretende divulgar todas as semanas uma nova lista com os motoristas que terão a habilitação suspensa. A princípio, todas as sextas-feiras.
O Detran deve divulgar hoje o ranking dos dez maiores infratores do Estado e das ocorrências com maior incidência.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.