São Paulo, quinta, 6 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARNAVAL
Festa vai comemorar 500 anos do descobrimento do Brasil
Desfile do ano 2.000 em SP terá história do Brasil como tema

da Reportagem Local

O ministro Lauro Barbosa da Silva Moreira, presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do 5º Centenário do Descobrimento do Brasil, assinou convênio com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo para a realização do "Carnaval do Ano 2.000", que terá como tema a história do Brasil.
O desfile do ano 2.000, que pela primeira vez na história será realizado em dois desfiles com sete escolas cada, contará a história do Brasil em 14 "capítulos".
O convênio, além de tornar o desfile evento oficial do calendário luso-brasileiro das comemorações dos 500 anos do descobrimento, prevê a destinação de uma verba do governo federal à realização do Carnaval paulistano. Os valores ainda não foram estipulados.
Pelo termo assinado, segundo a assessoria de imprensa da liga, as escolas poderão utilizar a lei Rouanet, de incentivo à cultura, para a capitalização de recursos junto à iniciativa privada.
O desfile, que a liga anuncia como o maior Carnaval paulistano do século, será na sexta e no sábado que antecedem a terça-feira de Carnaval.
Na sexta vão desfilar as escolas que estarão entre a 14ª e 7ª posição no ranking da liga. No sábado, as sete mais bem posicionadas.
A divisão dos temas será feita por historiadores contratados pela liga, que vão "repartir" a história brasileira em 14 capítulos. Estes se transformarão nos enredos das escolas que pela primeira vez vão saber, ao terminar a apuração do Carnaval de 1999, o tema que desenvolverão no ano seguinte. Normalmente, as escolas escolhem o enredo com que desfilam.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.