São Paulo, segunda-feira, 06 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRAIA DE PAULISTANO

Meta era alertar para a expansão agropecuária

Índios correm com tora contra desmatamento

Tuca Vieira/Folha Imagem
Na avenida Paulista, índio carrega pedaço de tronco durante a corrida; uma das toras utilizadas no evento pesava 110 quilos


DA REPORTAGEM LOCAL

Índios de tribos do cerrado brasileiro realizaram ontem na avenida Paulista, principal cartão-postal da capital, a corrida de toras de Buriti -um esporte e ritual que envolve dança, canto, pinturas e adornos.
A apresentação dos índios foi realizada durante a 15ª edição do evento Domingo na Paulista, organizado pela Prefeitura de São Paulo e pela Associação Paulista Viva.
Cerca de 35 mil pessoas circularam pela avenida Paulista durante o evento, de acordo com a assessoria de imprensa da Anhembi -empresa municipal de turismo.
Para a realização do projeto, o trecho da avenida entre a alameda Casa Branca e a rua Pamplona é fechado todos os domingos para lazer, das 9h às 14h.
A primeira edição do Domingo na Paulista foi realizada no dia 30 de maio. A programação deverá ser estendida ao menos até dezembro.

Meio ambiente
Segundo a prefeitura paulistana, a corrida de toras fez parte do encerramento da 2ª Semana do Meio Ambiente da USP, da qual os índios participaram.
A idéia de promover o evento foi da Associação Xavante Warã, que divulga impactos ambientais causados pela expansão agropecuária na região Centro-Oeste do país.
Durante o evento, ocorreram oficinas de cestaria e artesanato, pintura de rosto, coral de crianças guaranis e exposição de fotos indígenas.
Houve também a apresentação de teatro infantil e do espetáculo "Te Amo Amazônia", um musical ecológico voltado para as crianças.

Texto Anterior: Praia de paulista: 350 mil veículos descem a serra atrás de sol
Próximo Texto: Prevenção: Vacinação será prorrogada nos locais que ficaram abaixo da meta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.