São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2008

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Só 23,2% dos carros a diesel fazem inspeção veicular obrigatória

De 22.195 veículos obrigados a participar da inspeção, só 5.280 compareceram; desse total, 1.098 foram reprovados

Em geral, reprovações foram de carros que emitem mais poluentes do que o permitido; quem fugiu terá licenciamento bloqueado

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

Balanço parcial da inspeção veicular na cidade de São Paulo mostra que somente 23,8% dos veículos a diesel obrigados a fazer a vistoria compareceram.
Foram 11.300 carros convocados da primeira vez (aqueles com final de placa 1) e 10.895 na segunda (final de placa 2). Participaram, no total, 5.280 automóveis, dos quais 1.098 (20,8%) foram reprovados.
A maioria das reprovações ocorreu porque os carros emitem mais poluentes do que o permitido pela legislação.
Há casos em que o veículo é rejeitado já na inspeção visual e não pode passar pela vistoria de emissões. Isso ocorre, por exemplo, quando é observada a emissão de fumaça azul -ela sinaliza que o óleo lubrificante queima junto com o combustível e indica que o motor está com desgaste muito elevado.
O dono, então, tem de resolver este problema antes de passar pela inspeção propriamente dita. Ele tem 30 dias para voltar e fazer a vistoria completa.
A inspeção é defendida como uma das maneiras de reduzir a poluição atmosférica na capital -já que veículos desregulados colaboram mais com a emissão de poluentes.
Os veículos aprovados na inspeção recebem um comprovante e também um selo. Os que "fugiram" da vistoria estão sujeitos à multa de R$ 550 e têm o seu licenciamento bloqueado em 2009.
O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, relativiza a baixa adesão até o momento. Segundo ele, "o programa ainda é muito novo para a cidade". "O brasileiro costuma deixar as coisas para a última hora. O importante é que o programa segue adiante e, quando tiver o licenciamento bloqueado, o proprietário do veículo terá que aparecer para fazer a inspeção."
Ainda de acordo com ele, pela primeira vez a cidade terá "um real panorama da frota clandestina e o governo estadual, através da Secretaria da Segurança, poderá ter uma ação efetiva para tirá-los de circulação".
O médico Paulo Saldiva, defensor da inspeção veicular, afirma que é necessário mudar a cultura da população para que a medida seja bem-sucedida -o que muitas vezes só acontece no "tranco", diz, como no caso do uso do cinto de segurança. Por isso, ele considera que é preciso aumentar a fiscalização -já que, em sua opinião, o valor da multa é adequado.
Neste ano, será possível realizar a inspeção dos veículos até placa final 6. Os veículos a diesel não precisam pagar pela vistoria referente ao ano de 2008 -mesmo que ocorra em 2009.

Sensoriamento
Desde novembro de 2007, o município tem feito sensoriamento remoto dos veículos que não utilizam diesel. O objetivo é medir, por meio de raios infravermelhos e ultravioletas emitido por um equipamento, a emissão de poluentes dos carros a gás, gasolina e álcool.
Até agora, passaram pelo sensoriamento 270 mil veículos válidos (foram 498 mil no total, porém a lista inclui automóveis de outros municípios ou movidos a diesel, por exemplo). Desse total válido, serão chamados por carta, neste ano, os 5% mais poluentes para passar pela inspeção.


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