São Paulo, sábado, 06 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

2 cidades podem vetar som alto em ônibus

São José (SP) já aprovou projeto com esse teor; Curitiba pode ser a próxima

Objetivo é impedir o incômodo causado a outros passageiros; no PR, estudantes lançam campanha antibarulho

DIMITRI DO VALLE
DE CURITIBA

FÁBIO AMATO
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Dois municípios brasileiros podem proibir a utilização de aparelhos com som alto dentro dos ônibus. Um deles -São José dos Campos (SP)- já aprovou um projeto de lei com esse objetivo.
O problema ocorre porque muitos usuários se incomodam com o barulho -e, muitas vezes, com o gênero musical- que sai, especialmente de celulares.
Em São José dos Campos (91 km de São Paulo), os vereadores aprovaram o projeto anteontem. Lá, se quiser ouvir música, o passageiro terá que usar fone de ouvido.
Para virar lei, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito. A administração municipal informou que o projeto ainda será analisado.
Em Curitiba, a assessoria da Urbs (empresa da prefeitura que administra o transporte coletivo) diz que falta uma lei específica no município. Um projeto de lei com o objetivo de proibir o som alto dentro dos ônibus tramita desde agosto na Câmara.
Enquanto não existe uma lei, dois estudantes usaram o Twitter para lançar uma campanha contra o som alto.
Um cartaz virtual pede respeito aos outros passageiros e alerta que nem sempre quem está ao lado aprecia o mesmo gênero musical.
Segundo seus organizadores, a campanha deve ficar no ar para conscientizar os usuários do transporte coletivo que ônibus é lugar de respeito ao espaço comum.
"Muita gente está voltando pra casa do trabalho e está cansada. Achamos desagradável ter de enfrentar o som alto de uma música que sai de um celular a todo volume, por exemplo", diz o estudante Cassio Camargo Ferreira, 19, autor da campanha com o amigo e também estudante Ricardo Ickert, 20.


Texto Anterior: Copa e Olimpíada trazem bons negócios para o terceiro setor
Próximo Texto: Documentários defendem manutenção do Liceu Coração de Jesus, no centro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.