São Paulo, quinta, 6 de novembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Atual reitor, Flávio Fava de Moraes, deve levar hoje a lista tríplice formada ao governador Mário Covas
USP promove segundo turno para reitor

FERNANDO ROSSETTI
da Reportagem Local

A USP (Universidade de São Paulo) realiza hoje o segundo e último turno das eleições para reitor. Possivelmente hoje mesmo o atual reitor, Flávio Fava de Moraes, leve a lista tríplice formada nessas eleições ao governador Mário Covas.
Ele tem até o dia 25 para nomear o próximo dirigente da maior universidade do país.
O primeiro turno formou uma lista de oito nomes, mas a Folha apurou que apenas quatro deles têm mais chances de serem incluídos na lista tríplice.
Na maioria das previsões -cujos autores preferem não se identificar-, o primeiro lugar da lista tríplice deverá ser ocupado ou pela atual vice-reitora, Myriam Krasilchik (primeira colocada no primeiro turno), ou pelo atual pró-reitor de Cultura e Extensão, Jacques Marcovich (terceiro no primeiro turno).
Também tem possibilidade de ocupar essa primeira posição -que em geral orienta a escolha do governador- o professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas Erney Camargo (segundo colocado no primeiro turno).
O quarto nome que pode compor a lista tríplice é Adolpho Melfi, pró-reitor de pós-graduação e sexto colocado no primeiro turno.
Isso porque há grupos ligados à reitoria que estão propondo o voto em três candidatos da atual administração (Krasilchik, Marcovich e Melfi) para excluir da lista tríplice o nome de Camargo -que encontra resistências nesses grupos.
A votação é em três escrutínios e em cada um o eleitor pode votar em até três nomes. São incluídos na lista tríplice os que tiverem maioria absoluta dos votos em qualquer escrutínio.
Votam membros do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais (Graduação, Pós, Cultura e Extensão); ao todo, 264 pessoas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.