São Paulo, quarta-feira, 06 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVA ADMINISTRAÇÃO

Prefeitos de esquerda se reuniram

Marta fecha acordo de integração com a Prefeitura de Buenos Aires

CHICO DE GOIS
ENVIADO ESPECIAL AO MÉXICO

A prefeita eleita Marta Suplicy (PT) reuniu-se ontem com os prefeitos de Buenos Aires, Aníbal Ibarra, e de Montevidéu, Mariano Arana, para discutir a criação do Mercosul das cidades administradas por partidos de esquerda.
O principal objetivo das Mercocidades, como deverão ser denominados os municípios que integrarão o fórum, é promover a troca de experiências administrativas e culturais.
Como em São Paulo já há uma lei que prevê o ensino do espanhol na rede municipal de ensino, Marta e Ibarra anunciaram ontem que vão iniciar um intercâmbio de professores entre os países.
O prefeito de Buenos Aires ainda se comprometeu a passar para Marta uma cópia de seu projeto de despoluição visual. Em Buenos Aires, Ibarra fez um recadastramento de todas as empresas que fazem propaganda na cidade -conseguindo retirar boa parte da publicidade ilegal que dominava suas principais ruas.
São Paulo tem um programa de cidades-irmãs cuja proposta inicial é a mesma do projeto que foi apresentado ontem na Cidade do México por Marta, Ibarra e Arana. Na prática, no entanto, esse programa não tem resultados.

Projetos
"O PT tem projetos premiados internacionalmente e queremos dividir isso com outras administrações", afirmou a prefeita eleita, que elogiou a reestruturação do centro de Montevidéu, promovida por Mariano Arana. "A administração dele foi tão boa que ele foi reeleito com 64% dos votos", disse Marta.
Apesar de se chamar Fórum das Mercocidades, Florianópolis e Curitiba, cujos prefeitos são do PPB e do PFL, respectivamente, ainda não foram convidadas a integrar o grupo, o que poderá ser feito num segundo momento.
Em janeiro, o grupo pretende aumentar o número de participantes. Deverão passar a fazer parte do Mercocidades Porto Alegre e Rosario, na Argentina.
"Decidimos criar o Mercocidades para os prefeitos de esquerda terem um contato mais amplo", afirmou a prefeita eleita.
Neste mês, entre os dias 25 e 29, será realizado na capital gaúcha o Fórum Social Mundial e a intenção é aproveitar o evento para começar a preparar uma agenda de discussão.
O prefeito de Buenos Aires, eleito em agosto, propôs que o primeiro encontro de trabalho aconteça em junho, em Buenos Aires. Marta e Arana aceitaram.

Posse
Marta aproveitou para convidar os dois colegas para sua posse, em 1º de janeiro. Por causa da impossibilidade da agenda de ambos nesse dia, Marta os convidou para o aniversário da cidade, em 25 de janeiro. "Vamos fazer a festa da posse nesse dia", disse ela.
Ontem, a prefeita eleita participou da posse do prefeito da Cidade do México, Andrés Manuel López Obrador, também de um partido de esquerda. López Obrador substitui Rosario Robles, a quem a imprensa mexicana afirma que esteve sempre ocupada em fazer propaganda de si mesma.
O novo prefeito da Cidade do México já antecipou que será oposição ao presidente Vicente Fox, do PAN.



Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Para a prefeita, declaração reforça a suspeita de crise
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.