São Paulo, quarta-feira, 06 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de obra leva homem a invadir Câmara e a matar vereador no PR

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

O vereador reeleito Pedro de Paula (PSDB), 41, morreu na manhã de ontem em Guapirama (PR). Ele havia sido atingido por um tiro no rosto durante sessão da Câmara na noite de anteontem. O acusado pela morte do vereador, o boiadeiro Donizete Gonçalves, 48, está foragido.
Segundo a Polícia Civil de Guapirama, Gonçalves invadiu a Câmara armado com um revólver calibre 38. Antes de atirar contra Paula, Gonçalves despejou um saco de lama na sala em que os vereadores estavam reunidos. Depois, disparou dois tiros. Um deles acertou o rosto do vereador.
Na última sexta-feira, Gonçalves, armado com uma faca, havia jogado lama no saguão de entrada da prefeitura e ameaçado de morte o prefeito reeleito, o médico Sérgio Chaek (PSL), 43.
O prefeito disse que o crime "foi motivado pela loucura de Donizete, mas teve conotação política".
O irmão de Gonçalves, o professor Edui Gonçalves (PPB), foi derrotado por Chaek na última eleição municipal. Edui não foi localizado ontem. Ele não tem telefone e a escola da qual é diretor estava fechada ontem. Chaek decretou luto oficial de três dias pela morte do administrador de fazendas e vereador reeleito.
Donizete Gonçalves mantinha uma disputa com o prefeito e a Câmara por causa da não realização de obras na rua de sua casa, no centro de Guapirama. Sempre que chovia, sua casa era invadida por lama e barro trazidos pela enxurrada, devido a um declive do terreno. Ele cobrava um solução do prefeito e dos vereadores.
"Eu cheguei a oferecer a construção de um muro de arrimo (contenção), mas parece que ele não quis esperar pela obra", afirmou Chaek. Até o final da tarde de ontem a Polícia Civil não tinha pistas de Gonçalves. Foi decretado luto oficial de três dias.




Texto Anterior: Acusado de ordenar toque de recolher é preso
Próximo Texto: Campeão brasileiro amador de jet-ski é assassinado a tiros no RJ
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.