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EDUCAÇÃO
Comparação não aponta variação significativa
Sistema de ciclos não influi no aproveitamento dos estudantes
DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA
O fato de o aluno cursar uma
escola com ou sem ciclos (onde
não há repetência ano a ano) não
interfere no seu desempenho, de
acordo com dados do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Básica).
Segundo o MEC, os resultados
do exame mostram que o fator
que mais interfere no aproveitamento do estudante é a repetência: quanto mais o aluno repete,
pior é a sua nota.
Para chegar a essa conclusão, o
MEC (que, na gestão de Paulo Renato Souza, vem defendendo os
ciclos) comparou a nota dos alunos de escolas que adotam ciclos
com a dos demais.
No Sudeste, onde 57% dos alunos estudam em sistema de ciclos,
a nota média com e sem o sistema
variou dentro da margem de erro.
Apenas no Sul e no Centro-Oeste, onde menos de 5% dos alunos
estudam em ciclos, houve queda
no desempenho desses estudantes em relação aos demais.
Comparação
A constatação de que a repetência piora o desempenho do estudante vem da comparação da nota média dos alunos que estão na
série indicada para a sua idade
com a dos que estão defasados.
Se fosse levado em conta só o
desempenho dos estudantes que
estão na idade correta para o terceiro ano do ensino médio, que é
de 17 anos, a nota média em matemática seria 301, o que os coloca
no nível 6 de aprendizado, numa
escala de 1 a 10.
Já entre os estudantes que têm
21 anos ou mais e ainda estão no
terceiro ano, a nota média foi de
245, o que os coloca no nível 4 da
mesma escala.
"Quanto mais o aluno repete,
mais desmotivado ele fica", afirma Iza Locatelli, diretora de avaliação da educação básica do ministério da Educação.
Metodologia
O Saeb, realizado a cada dois
anos, visa avaliar a qualidade da
educação e verificar que fatores
interferem no desempenho dos
estudantes.
A prova é realizada com uma
amostra representativa do perfil
do estudante em escolas públicas
e particulares. No ano passado,
288 mil alunos de 7.000 escolas fizeram o teste.
Após a correção das provas, a
nota média dos alunos é calculada. Com base nela, o MEC classifica o nível de aprendizado do Estado, região ou país em cada série.
Esses níveis são comparados
numa escala que vai de 1 a 8 em
português e de 1 a 10 em matemática. Quanto mais avançada é a série, mais se espera que o aluno esteja num nível mais avançado.
(ANTÔNIO GOIS)
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