São Paulo, sexta-feira, 06 de dezembro de 2002

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EDUCAÇÃO

Comparação não aponta variação significativa

Sistema de ciclos não influi no aproveitamento dos estudantes

DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

O fato de o aluno cursar uma escola com ou sem ciclos (onde não há repetência ano a ano) não interfere no seu desempenho, de acordo com dados do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).
Segundo o MEC, os resultados do exame mostram que o fator que mais interfere no aproveitamento do estudante é a repetência: quanto mais o aluno repete, pior é a sua nota.
Para chegar a essa conclusão, o MEC (que, na gestão de Paulo Renato Souza, vem defendendo os ciclos) comparou a nota dos alunos de escolas que adotam ciclos com a dos demais.
No Sudeste, onde 57% dos alunos estudam em sistema de ciclos, a nota média com e sem o sistema variou dentro da margem de erro.
Apenas no Sul e no Centro-Oeste, onde menos de 5% dos alunos estudam em ciclos, houve queda no desempenho desses estudantes em relação aos demais.

Comparação
A constatação de que a repetência piora o desempenho do estudante vem da comparação da nota média dos alunos que estão na série indicada para a sua idade com a dos que estão defasados.
Se fosse levado em conta só o desempenho dos estudantes que estão na idade correta para o terceiro ano do ensino médio, que é de 17 anos, a nota média em matemática seria 301, o que os coloca no nível 6 de aprendizado, numa escala de 1 a 10.
Já entre os estudantes que têm 21 anos ou mais e ainda estão no terceiro ano, a nota média foi de 245, o que os coloca no nível 4 da mesma escala.
"Quanto mais o aluno repete, mais desmotivado ele fica", afirma Iza Locatelli, diretora de avaliação da educação básica do ministério da Educação.

Metodologia
O Saeb, realizado a cada dois anos, visa avaliar a qualidade da educação e verificar que fatores interferem no desempenho dos estudantes.
A prova é realizada com uma amostra representativa do perfil do estudante em escolas públicas e particulares. No ano passado, 288 mil alunos de 7.000 escolas fizeram o teste.
Após a correção das provas, a nota média dos alunos é calculada. Com base nela, o MEC classifica o nível de aprendizado do Estado, região ou país em cada série.
Esses níveis são comparados numa escala que vai de 1 a 8 em português e de 1 a 10 em matemática. Quanto mais avançada é a série, mais se espera que o aluno esteja num nível mais avançado. (ANTÔNIO GOIS)


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