São Paulo, sexta-feira, 06 de dezembro de 2002

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TRANSPORTE

A partir do dia 18, tarifas sofrerão redução nos trechos que ligam a Imigrantes ao litoral sul e ao litoral norte

Pedágio para Santos vai subir 45,45%

DAGUITO RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

A tarifa dos pedágios da via Anchieta e da rodovia dos Imigrantes, que ligam São Paulo à Baixada Santista, vai subir 45,45% a partir do próximo dia 18.
Nessa data será liberada para o tráfego de veículos a nova pista da Imigrantes. O motorista, que hoje paga R$ 6,60, vai gastar R$ 9,60 para descer a serra do Mar rumo ao litoral.
Mas esse aumento só será sentido pelos motoristas que vão para Santos, São Vicente e Praia Grande, pois a tarifa dos pedágios da Baixada -que hoje também é de R$ 6,60- sofrerá uma redução.
Na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, que liga a Imigrantes ao litoral sul, a taxa vai custar R$ 2,60, 60,6% mais barata. Na rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá), que liga a Imigrantes ao litoral norte, a redução será de 33,3%. O motorista vai pagar R$ 4,60.
O veranista que segue para Santos, São Vicente e Praia Grande não passa por essas duas praças de pedágio e, portanto, só vai sentir o aumento da Imigrantes e da Anchieta. A viagem que antes custava R$ 6,60 vai custar R$ 9,60.
Já aquele veranista que vai para o Guarujá e litoral norte, e que hoje paga R$ 13,20 para ir e voltar, a partir do dia 18 vai gastar R$ 14.
O morador da Baixada Santista, que transita entre as cidades da região, é o maior beneficiado, pois as taxas das duas praças de pedágio locais sofrerão redução.
De acordo com Irineu Meirelles, presidente da Ecovias (concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes), a empresa está colocando em prática o contrato de concessão, que prevê o conceito de pedágio quilométrico. A tarifa é aplicada segundo a quilometragem da estrada. A nova pista tem 21 km de extensão, mais 3 km de viadutos na baixada.
"Na realidade, o litoral vinha subsidiando o motorista que vinha de São Paulo", disse Meirelles, referindo-se ao conceito.
A segunda pista da Imigrantes, bandeira da gestão Mário Covas/ Geraldo Alckmin (PSDB), custou cerca de US$ 300 milhões aos cofres da Ecovias. Inicialmente prevista para 2003, a inauguração foi adiantada em seis meses.
Na campanha eleitoral deste ano, Alckmin destacou que não seria erguida mais nenhuma praça de pedágio por causa da abertura da nova estrada.
A Dersa (estatal que administra estradas em São Paulo) não prevê aumento da tarifa da balsa Santos-Guarujá, utilizada por muitos motoristas para evitar a Cônego Domênico Rangoni.


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