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MARCHA LENTA
Dez viadutos estão em reforma; para a CET, comportamento de motorista nesta época do ano também contribui
Obras no centro deixam trânsito caótico
CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL
As obras realizadas para dar
uma garantia de vida aos viadutos
e aumentar a velocidade dos ônibus estão contribuindo para piorar ainda mais a vida de quem
tem de enfrentar diariamente o
trânsito de São Paulo.
Além do tradicional estresse
provocado pelas compras de Natal, que tradicionalmente contribuem para aumentar o movimento no centro nervoso nesta época
do ano, a prefeitura realiza obras
em dez viadutos na cidade -sendo oito só na região central-,
num total de 5,5 quilômetros,
além de corredores de ônibus.
A prefeitura alega que é preciso
realizar várias obras simultaneamente para evitar um "colapso".
Mesmo que não vá, por exemplo, às ruas 25 de Março e José
Paulino para comprar presentes,
o motorista que transita pela região central sente os efeitos. Na
rua 25 de Março, por exemplo, a
CET chega a bloquear o acesso à
via quando há risco aos pedestres.
Segundo a assessoria de imprensa da CET (Companhia de
Engenharia de Tráfego), o que
causa congestionamentos nesta
época do ano não é simplesmente
o aumento do número de veículos
em circulação, mas o comportamento do motorista -como vai
fazer compras, ele acaba circulando mais em busca dos presentes.
Nesta primeira semana de dezembro, o pico de congestionamento foi registrado ontem, às
20h: 160 km de vias com problemas. No ano passado, o pico do
mês ocorreu no dia 13 -164 km.
Não bastasse o espírito consumista, as obras viárias, principalmente nos viadutos e corredores,
também contribuem para a lentidão. São Paulo tem 137 viadutos
em toda a sua área, 27 dos quais
na região central. Dos dez que estão em obras, oito localizam-se no
centro, o que significa que 30%
dos viadutos que servem a região
estão passando por reformas.
Dos viadutos em obras, dois
-Plínio de Queiroz, que faz a ligação entre a praça 14 Bis e a avenida Nove de Julho, e o complexo
25 de Março, que engloba os viadutos Mercúrio, Antônio Nakashima e 25 de Março- estão totalmente interditados.
De acordo com a CET, pelo Antônio Nakashima passam 2.000
veículos por hora no período da
manhã e 800 no período da tarde;
no 25 de Março, o movimento é
de 1.200 veículos por hora de manhã e 2.600 no período da tarde.
Nos demais viadutos não há medição do fluxo de trânsito.
Dos dez viadutos, só um, o Augusta, deve ficar pronto ainda
neste mês. Três devem ser concluídos no primeiro semestre do
ano que vem, e os outros seis, no
final de 2004. Mas antes que esse
pacote seja totalmente finalizado,
outro entrará em construção.
Obras em mais dez viadutos já
estão em licitação -alguns já
concluíram a concorrência, faltando, portanto, a ordem para o
início dos serviços, o que deve
ocorrer no início do ano que vem.
Quatro corredores exclusivos
para ônibus, chamados pela prefeitura de Passa Rápido, também
têm obras em andamento. A expectativa é que as intervenções sejam concluídas só entre junho e
agosto do ano que vem. O corredor das avenidas Ibirapuera, Vereador José Diniz e Adolfo Pinheiro está com as obras paralisadas
por conta de ações de moradores.
Nas avenidas Nove de Julho e
Santo Amaro, uma das principais
artérias da cidade, o motorista
tem de fazer um ziguezague entre
canteiros de obras para poder
avançar. As três etapas do serviço
tiveram início entre setembro e
outubro deste ano e só devem ser
finalizadas em julho de 2004.
A CET irá interditar, a partir de
segunda-feira e pelos próximos
três meses, a rua General Jardim,
entre a rua Doutor Vila Nova e a
rua Dona Veridiana. A interdição
acontecerá para a execução de
obras de recuperação de uma galeria de águas pluviais.
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