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São Paulo, sábado, 06 de dezembro de 2003

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MARCHA LENTA

Dez viadutos estão em reforma; para a CET, comportamento de motorista nesta época do ano também contribui

Obras no centro deixam trânsito caótico

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

As obras realizadas para dar uma garantia de vida aos viadutos e aumentar a velocidade dos ônibus estão contribuindo para piorar ainda mais a vida de quem tem de enfrentar diariamente o trânsito de São Paulo.
Além do tradicional estresse provocado pelas compras de Natal, que tradicionalmente contribuem para aumentar o movimento no centro nervoso nesta época do ano, a prefeitura realiza obras em dez viadutos na cidade -sendo oito só na região central-, num total de 5,5 quilômetros, além de corredores de ônibus.
A prefeitura alega que é preciso realizar várias obras simultaneamente para evitar um "colapso".
Mesmo que não vá, por exemplo, às ruas 25 de Março e José Paulino para comprar presentes, o motorista que transita pela região central sente os efeitos. Na rua 25 de Março, por exemplo, a CET chega a bloquear o acesso à via quando há risco aos pedestres.
Segundo a assessoria de imprensa da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o que causa congestionamentos nesta época do ano não é simplesmente o aumento do número de veículos em circulação, mas o comportamento do motorista -como vai fazer compras, ele acaba circulando mais em busca dos presentes.
Nesta primeira semana de dezembro, o pico de congestionamento foi registrado ontem, às 20h: 160 km de vias com problemas. No ano passado, o pico do mês ocorreu no dia 13 -164 km.
Não bastasse o espírito consumista, as obras viárias, principalmente nos viadutos e corredores, também contribuem para a lentidão. São Paulo tem 137 viadutos em toda a sua área, 27 dos quais na região central. Dos dez que estão em obras, oito localizam-se no centro, o que significa que 30% dos viadutos que servem a região estão passando por reformas.
Dos viadutos em obras, dois -Plínio de Queiroz, que faz a ligação entre a praça 14 Bis e a avenida Nove de Julho, e o complexo 25 de Março, que engloba os viadutos Mercúrio, Antônio Nakashima e 25 de Março- estão totalmente interditados.
De acordo com a CET, pelo Antônio Nakashima passam 2.000 veículos por hora no período da manhã e 800 no período da tarde; no 25 de Março, o movimento é de 1.200 veículos por hora de manhã e 2.600 no período da tarde. Nos demais viadutos não há medição do fluxo de trânsito.
Dos dez viadutos, só um, o Augusta, deve ficar pronto ainda neste mês. Três devem ser concluídos no primeiro semestre do ano que vem, e os outros seis, no final de 2004. Mas antes que esse pacote seja totalmente finalizado, outro entrará em construção.
Obras em mais dez viadutos já estão em licitação -alguns já concluíram a concorrência, faltando, portanto, a ordem para o início dos serviços, o que deve ocorrer no início do ano que vem.
Quatro corredores exclusivos para ônibus, chamados pela prefeitura de Passa Rápido, também têm obras em andamento. A expectativa é que as intervenções sejam concluídas só entre junho e agosto do ano que vem. O corredor das avenidas Ibirapuera, Vereador José Diniz e Adolfo Pinheiro está com as obras paralisadas por conta de ações de moradores.
Nas avenidas Nove de Julho e Santo Amaro, uma das principais artérias da cidade, o motorista tem de fazer um ziguezague entre canteiros de obras para poder avançar. As três etapas do serviço tiveram início entre setembro e outubro deste ano e só devem ser finalizadas em julho de 2004.
A CET irá interditar, a partir de segunda-feira e pelos próximos três meses, a rua General Jardim, entre a rua Doutor Vila Nova e a rua Dona Veridiana. A interdição acontecerá para a execução de obras de recuperação de uma galeria de águas pluviais.


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