São Paulo, domingo, 06 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recife vai revitalizar torre para zepelim

Na mesma área, de 236 hectares, serão construídos museus e parque cultural

Construída em 1930, a estrutura foi desativada em 1937, após acidente com um zepelim nos Estados Unidos; na ocasião, houve 36 mortes

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Exposta à ferrugem e abandonada em uma área tomada pelo mato, em Recife (PE), a única torre de atracamento de balões dirigíveis zepelim existente no mundo deve ser restaurada no próximo ano.
Construída em 1930 para receber dirigíveis vindos da Europa em voos diretos, a estrutura, tombada pelo patrimônio histórico do Estado, foi desativada em 1937, após o acidente com o zepelim Hindenburg, que provocou a morte de 36 pessoas nos Estados Unidos.
O projeto de recuperação prevê investimentos de R$ 50 milhões em três anos, a partir de março, com a revitalização da área, considerada de preservação ambiental. Um convênio foi assinado há um mês pela União, Estado e município.
Em 79 anos, a torre, erguida em uma área de 36 hectares no bairro de Jiquiá, foi estabilizada duas vezes devido à ameaça de desmoronamento. Apenas uma vez foi reformada: em 1936, quando ainda estava em operação. A peça foi praticamente reconstruída, passando de 16 metros de altura para 19.
A mudança permitiu a adaptação da estrutura aos zepelins cada vez maiores que cruzavam os continentes. O alemão Graf Zeppelin, que passou 65 vezes por Recife, tinha 236 metros de comprimento, seis vezes mais que um avião Airbus 737-700.
Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Recife, José Antonio Bertotti, a revitalização do local também prevê um parque científico e cultural, com planetário, museus, áreas para lazer, educação e prática esportiva.
O projeto deve recuperar ao menos oito dos 22 paióis de munição construídos no local pelas Forças Armadas na 2ª Guerra Mundial (1939-1945) e abandonados após o conflito.
Uma equipe da Universidade Federal de Pernambuco realizará um trabalho de prospecção arqueológica na área durante a revitalização.
Os zepelins -assim chamados em homenagem ao seu criador, o conde alemão Ferdinand Adolf Heirinch von Zeppelin (1839-1917)- completaram 72 viagens para Recife. O campo de Jiquiá servia de escala para os dirigíveis que seguiam para o Rio de Janeiro.
Presa ao "nariz" da aeronave, a torre de atracamento tinha a função de manter o aparelho no chão, ou próximo dele. O zepelim ajustava-se na direção do vento, facilitando, dessa forma, as manobras em solo.

Função
Criado em 1900, o zepelim difere dos balões e dos ocos "blimps" -infláveis com a mesma forma de charuto, que veiculam propaganda- por possuir uma estrutura rígida interna. Sua função é manter a forma constante, independente da expansão do gás interno e da pressão atmosférica.
A aeronave é considerada o ponto de partida para o desenvolvimento de ramos industriais como o de engrenagens, motores, aviões, armamentos, automóveis e barcos.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Cidade de Deus com final de feliz?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.