São Paulo, quarta-feira, 07 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Três detentos são assassinados em rebelião em penitenciária de MT

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Três detentos foram mortos, ontem de manhã, em um motim provocado pelos internos da Penitenciária Regional de Mata Grande, em Rondonópolis (200 km de Cuiabá).
A manifestação teria sido motivada pelas rixas entre os presos, que estariam brigando pelo controle do presídio.
Segundo a direção da Penitenciária de Mata Grande, o motim começou por volta das 6h30, quando os internos se preparavam para sair das celas rumo ao pátio para o banho de sol.
Uma carcereira foi mantida como refém por um grupo de pelo menos dez presos do Pavilhão 1 do presídio.
Eles obrigaram a funcionária a abrir o portão que permite o acesso ao Pavilhão 3, onde, segundo a polícia, ficam os detentos de maior periculosidade e que teriam o domínio do presídio.
Três deles foram arrastados para o pátio, onde foram espancados com pedras, tijolos e tiveram os corpos perfurados por chuços (arma parecida com faca fabricada pelos próprios presos).

Latrocínio
Morreram no local Pedro Delgado, Rivaldo Gomes da Silva e Valdemir Pereira. Eles cumpriam pena por latrocínio (roubo seguido de morte).
A direção da penitenciário informou ontem à tarde que a Polícia Militar já tinha o controle sobre os presos, mas a segurança foi reforçada.
Pela manhã, os policiais fizeram uma vistoria nas celas, mas não encontraram nenhuma arma. A Penitenciária Regional de Mata Grande abriga atualmente cerca de 300 presos.
No início do ano passado, uma briga envolvendo os internos, também pelo domínio do presídio, provocou a morte de 14 detentos.



Texto Anterior: Soldado é morto por um tiro de fuzil dentro de unidade do Exército em SP
Próximo Texto: Ônibus com 57 turistas estrangeiros é assaltado por quadrilha na Bahia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.