UOL


São Paulo, sexta-feira, 07 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DENGUE

Prefeitura aplicou só dez multas por não eliminar focos do mosquito transmissor
A Prefeitura de São Paulo multou apenas dez pessoas no primeiro ano de vigência da lei que permite ao município autuar quem mantiver focos do mosquito da dengue em casa ou no estabelecimento comercial.
Segundo Pedro Bonequine Júnior, que gerencia o projeto de controle da dengue de São Paulo, no ano passado foram feitas "cerca de cem notificações". A multa de R$ 180 a R$ 720 (o valor depende do número de focos encontrados) só é aplicada se, dez dias após a notificação, o infrator não tomar providências.
No ano passado, segundo Bonequine Júnior, foram realizados 4 milhões de visitas.
A lei paulistana também prevê punições aos comerciantes de produtos acondicionados em embalagens descartáveis que não mantenham contêiner para a coleta desse lixo e não encaminhem os produtos para reciclagem. A prefeitura não multou nenhum estabelecimento ainda.
A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que em 2002 foram feitas 200 mil visitas na cidade de 500 mil habitantes que tem legislação semelhante à de São Paulo, com multas para os que mantiverem focos do mosquito.
De acordo com Carlos D'Avila, chefe da vigilância sanitária de Ribeirão Preto, de 140 notificações feitas, foram aplicadas "entre 20 e 30 multas" por causa de focos do mosquito no ano passado, pelo menos. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica - Enchentes: Construção de quatro piscinões na Grande SP é anunciada por Alckmin
Próximo Texto: Mortes
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.