São Paulo, domingo, 07 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

foco

Vai-Vai completa 80 anos e conta a própria história no Carnaval de São Paulo

DA REVISTA DA FOLHA

Em 1999, a fantasia da comissão de frente não chegou. Rapidamente, sacos de lixo preto foram transformados em roupa e a escola de samba ganhou 10 no quesito. Parece mentira, mas são histórias assim que permeiam a trajetória da Vai-Vai, escola de samba paulistana que completa 80 anos em 2010.
Foi criada no tradicional bairro Bexiga, centro de São Paulo. A junção de italianos e negros, em um bairro que é a síntese do carnaval paulistano, conferiu à escola uma história de sucesso, suor e alegria. Esses acontecimentos serão contados no enredo "80 Anos de Arte e Euforia. É bom no Samba, é Bom no Couro. Salve o Duplo Jubileu de Carvalho", que a escola apresenta neste ano com 31 alas.
A Vai-Vai nasceu no dia 1º de janeiro de 1930. Criada como cordão, só se transformou em escola de samba em 1972. O título de "a mais antiga" causa polêmica, já que outras agremiações surgiram antes. Com o mesmo CNPJ desde 1930, a Vai-Vai garante ser a primeira da cidade.
É a maior vencedora do carnaval paulistano. O primeiro título como escola de samba chegou em 1978. O tema do enredo foi "Na Arca de Noel Quem Entrou Não Saiu Mais". No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, a escola viveu a sua melhor fase. Foi campeã por quatro anos consecutivos, entre 1998 e 2001. Seu mais recente título, o 13º, foi conquistado em 2008.
Celeiro de sambistas, a Vai-Vai tem ex-integrantes espalhados por outras escolas. Dona Sinhá, a primeira Dama do Samba e uma das fundadoras da Camisa Verde e Branco, foi a primeira contra-baliza do cordão do Bexiga.
No bloco ligado ao futebol, o técnico Vanderlei Luxemburgo e o jogador Cafu confirmaram presença no desfile. Protógenes Queiroz, delegado da Polícia Federal afastado do comando da operação Satiagraha, também vestirá preto e branco no sambódromo do Anhembi neste ano.
O bloco dos ilustres reúne as cantoras Beth Carvalho e Maria Rita e Flávio D'Urso, presidente da OAB-SP.
A escola já fez, inclusive, shows fora do Brasil -se apresentou em países como Rússia, China e Romênia.


Texto Anterior: Prevenção à Aids foca gays e mulheres jovens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.