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TRANSPORTE
Grupos de Goiânia e Guarulhos apresentaram propostas na licitação que distribuirá áreas para motoristas de vans e miniônibus
Perueiros de SP reagem a "estrangeiros"
CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL
A licitação para escolher os consórcios de perueiros para atuar
em linhas locais, com trajetos curtos, restritos aos bairros, atraiu
somente dois "estranhos no ninho" -um de Goiânia e outro de
Guarulhos. Para as oito áreas nas
quais será dividida a cidade, nove
consórcios de cooperativas apresentaram propostas.
Os outros sete grupos são formados por perueiros que já operam na cidade. Eles prometem resistir à atuação dos "estrangeiros"
que eventualmente ganhem alguma área para trabalhar.
A concorrência irá permitir a
atuação de 4.984 autônomos, organizados em cooperativas e consórcios. Atualmente, há cerca de
6.000 perueiros autorizados na cidade. Caberá às cooperativas
apontar quem poderá trabalhar.
O edital não exige, por exemplo,
atestado de antecedente criminal
para o motorista das vans e miniônibus.
O secretário municipal dos
Transportes, Jilmar Tatto, disse
que não irá permitir "nenhum
clandestino" depois da concorrência. Não disse, porém, como
fará isso. Afirmou apenas que irá
aumentar a fiscalização "se necessário". Para Tatto, os próprios perueiros ajudarão a identificar
quem não é da área.
"O pessoal de fora não é bem-vindo aqui", disse Haroldo Mariano, um dos líderes dos motoristas, que participa da concorrência pela Cooperpeople.
Mariano confirmou que os perueiros procuraram se organizar
para dividir as áreas entre eles.
"Conversamos para que não houvesse concorrência dentro do
próprio sistema."
Mesmo assim, ele observa que
"nada garante" que aqueles que já
atuam no sistema permanecerão.
"Toda concorrência é um risco."
A Cooprove, de Goiânia, por
exemplo, apresentou proposta
para cinco áreas. A Guarucooper,
de Guarulhos, para três.
Ontem, os participantes limitaram-se a entregar e rubricar os
documentos. A análise desse material e das propostas financeiras
será feita em outra etapa.
No início da tarde houve uma
confusão porque um representante da Cooperalfa queria colocar parte da documentação que
faltava dentro de um envelope
que já fora protocolado e estava
fechado. A comissão de licitação
não permitiu e houve um empurra-empurra. A polícia foi chamada para garantir a segurança.
Os critérios que definirão os ganhadores são a menor remuneração e o maior tempo de atuação
como motorista autônomo.
A tarifa no sistema de vans e miniônibus será menor do que a dos
ônibus. Se fosse hoje, segundo
Tatto, o passageiro pagaria R$
1,40 para ir a um terminal onde
tomaria outro ônibus.
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