São Paulo, segunda-feira, 07 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Em 5 meses, excesso de chuva fez 17 vítimas no Estado

Casa desaba por causa de rio que transbordou e mata 3 em Minas

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA

O desabamento de uma casa, provocado pelo transbordamento de um rio, matou ontem três pessoas na cidade mineira de Sabinópolis (224 km de Belo Horizonte).
Desde outubro, as chuvas fizeram 17 vítimas em Minas Gerais, segundo a Defesa Civil. Cerca de 3.300 pessoas estão desabrigadas e 15,8 mil estão desalojadas. Sete municípios decretaram estado de calamidade pública.
Até o final da tarde de ontem, a cidade, de 16,3 mil habitantes, estava sem telefone, água e luz.
Na rodovia MG-120, principal acesso a Sabinópolis, quatro quedas de barreira foram verificadas ontem. O tráfego na estrada foi interrompido parcialmente.
Dois caminhões com cestas básicas, cobertores e colchões foram enviados a Sabinópolis. A chuva, que voltou a atingir a cidade de manhã, havia cessado à tarde.
Uma equipe da Defesa Civil seguiu para o local com o objetivo de coordenar o socorro às vítimas. A previsão era a de haver pelo menos cem desabrigados.
Como Sabinópolis não conta com Corpo de Bombeiros, o grupamento da vizinha Diamantina foi acionado para os trabalhos.
A região leste do Estado, onde estão Sabinópolis e Governador Valadares, é a que mais tem sofrido com as chuvas em Minas. Lá, só nos primeiros dias de março, já choveu cerca de 83% do que era previsto para todo o mês.

Cidade submersa
A cheia do rio Carangola deixou sob as águas 60% da cidade de Porciúncula (no noroeste do Estado do Rio, a 370 km da capital). Até a prefeitura foi inundada e 205 pessoas estão desabrigadas. O pico da cheia na cidade de 15,9 mil habitantes foi na sexta-feira. As águas já começaram a baixar.


Colaborou a Sucursal do Rio


Texto Anterior: Parceria policial tem efeito reduzido no Rio
Próximo Texto: Mortes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.