São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanhóis temem retaliações e dizem que brasileiros são bem-vistos

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Espanhóis que vêm ao Brasil com freqüência dizem temer uma retaliação do governo brasileiro nas próximas vezes em que viajarem ao país e afirmam que a decisão da Espanha de barrar a entrada de brasileiros é "política" e não reflete a visão da sociedade espanhola.
Segundo os estrangeiros, o tratamento dispensado pelos agentes de imigração da Polícia Federal sempre foi muito "cortês", e jamais passaram por situação parecida com a que foi vivida pelos brasileiros na chegada ao aeroporto de Barajas, em Madri.
"Só no ano passado, fui quatro vezes à Espanha. Vou e volto e nunca me aconteceu nada. Às vezes me perguntam alguma coisa, mas nunca fui maltratada. Tudo sempre foi supertranqüilo", diz a jornalista andaluza Azahara Martín, que possui visto de trabalho no Brasil.
Chefe de cozinha e um dos donos do restaurante Eñe, no Jardim Europa, Javier Torres, que vive em Barcelona, vem seis vezes por ano a São Paulo (e por aqui já esteve outras 25 vezes) e diz que a decisão da polícia, subordinada ao Ministério do Interior, deve ser revista.
"Os brasileiros são muito bem-vistos na Espanha, além do que temos um conceito muito bom do Brasil. Todas as pessoas que conheço têm um conceito fantástico do país", diz Torres.
Para o espanhol, que afirma ter sido sempre "muito bem tratado no Brasil", a retenção dos brasileiros não deve gerar uma antipatia entre os dois povos. "[A decisão] é mais política e deve ser entendida de maneira política. As pessoas não vão mudar de opinião", afirma Torres.
"Nunca vi comentários preconceituosos contra brasileiros na Espanha. Isso de ter sido barrado não é reflexo da sociedade espanhola", completa Martín. Para ela, a contrapartida do governo brasileiro de barrar espanhóis na mesma proporção "é lógica".


Texto Anterior: Íntegra: Leia a nota divulgada pelo Itamaraty
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.