São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça interdita praias de SC após vazamento de óleo

Acidente em 30 de janeiro atingiu as praias de São Francisco do Sul e Itapoá

Duas embarcações da Norsul tombaram na baía da Babitonga; empresa diz realizar todas as medidas para o contingenciamento do óleo

TALITA BEDINELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

Praias dos municípios de São Francisco do Sul e Itapoá (SC) foram interditadas para uso pela Justiça Federal de Santa Catarina após um vazamento de óleo em 30 de janeiro. Na ocasião, duas embarcações da Norsul, com 120 toneladas de óleo, tombaram na baía da Babitonga. Parte vazou. A substância, segundo a Justiça, atingiu a costa e causou danos. As embarcações estão encalhadas.
A empresa diz realizar medidas para o contingenciamento do óleo - a Justiça, no entanto, as considera "ineficazes".
A Justiça considerou que as análises da qualidade da água não foram feitas satisfatoriamente e, por isso, não é possível determinar se as praias estão próprias para uso. A Norsul deverá colocar placas sinalizando a interdição a cada 200 metros.
A empresa diz, em comunicado, que, segundo laudos de fevereiro, a água não está contaminada. Sua assessoria informa que aguarda um laudo do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Os 1.110 pescadores, entre outros profissionais, que podem ter sido prejudicados receberão uma pensão mensal total de R$ 3,3 milhões. A Norsul diz que pagará R$ 948 mil pelo material de trabalho.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Qualidade das praias: Pioram as condições de banho nas praias de Santos, aponta Cetesb
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.