São Paulo, segunda-feira, 07 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Mascarados originais desfalcam tradicional desfile nordestino

FÁBIO GUIBU
ENVIADO ESPECIAL A BEZERROS (PE)

O tradicional desfile dos papangus de Bezerros (a 101 km de Recife, PE) sofreu um desfalque ontem, com a ausência dos cem mascarados que desfilaram sábado no Sambódromo do Rio de Janeiro e não conseguiram retornar a tempo à cidade.
A ausência do grupo, que integrou uma ala na Império da Tijuca, fez falta na festa pernambucana. Nos últimos anos, o desfile de Bezerros tem sofrido com a descaracterização provocada pela gradativa substituição dos papangus originais pelos "genéricos" estilizados.
Nessa troca, os foliões substituem as tradicionais túnicas e máscaras de pano ou papel por fantasias luxuosas ou industrializadas. No evento de ontem, havia personagens engraçados, pintados, coloridos e fantasiados. Mas quase não havia papangus originais na rua.
A prefeita da cidade, Elisabete Lima (PR), disse que não está satisfeita com a situação, apesar do aumento do fluxo turístico na cidade durante o Carnaval. "Fizemos campanhas educacionais no ano passado para incentivar a tradição, que não pode se perder", afirmou ela.
"O papangu estilizado não me satisfaz, porque eu sei o que significa o original para a nossa cultura", disse. Segundo a prefeita, as campanhas educacionais serão intensificadas neste ano, na tentativa de reverter a situação.
Com quase 60 mil habitantes, Bezerros recebe aproximadamente 300 mil pessoas no domingo de Carnaval, dia do desfile dos papangus. A fabricação e venda de máscaras artesanais de papel movimenta a economia local.
Uma das versões mais contadas diz que os papangus surgiram de uma brincadeira no século 19. Pessoas faziam visitas com máscaras e eram recebidas com angu.


Texto Anterior: Na Sapucaí, síndico tenta pôr ordem no caos
Próximo Texto: A cidade é sua
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.