São Paulo, sexta-feira, 07 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Estado condicionou negociação ao fim da paralisação; funcionários decidiram anteontem voltar ao trabalho

Professores das Fatecs suspendem greve

FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de completar três meses de greve e de muitas denúncias sobre a defasagem das instalações do ensino técnico e tecnológico de São Paulo, os professores das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) decidiram ontem, em assembléia, suspender a paralisação.
Eles retomarão as aulas na próxima segunda-feira, dia marcado pela primeira rodada de negociações entre professores e funcionários de ETEs (Escolas Técnicas Estaduais) e de Fatecs com o Centro Paula Souza -que administra as unidades de ensino- e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo.
A pedido da secretaria, os grevistas apresentaram, na última segunda-feira, uma pauta de reivindicações que extrapolasse a questão da reposição salarial (de 72,22%), para as quais o governo afirma ser possível iniciar uma negociação.
Entre outras reivindicações da categoria estão a não-punição dos grevistas e a realização do vestibular (Fatec) e do vestibulinho (ETEs) no segundo semestre.
Anteontem, os funcionários de ETEs e Fatecs e os professores das escolas técnicas já haviam deliberado, por meio do sindicato da categoria (Sinteps), a suspensão da greve, já que a secretaria acenou com a abertura de negociações condicionada ao fim da greve.
No próximo dia 20, os professores das Fatecs farão nova assembléia para avaliar o movimento e o andamento das negociações. "Se não tivermos progredido em nenhum dos pontos da nossa pauta, podemos retomar a greve", disse Celso Conto Jr., professor da Fatec São Paulo.
Ainda assim, os alunos das Fatec devem continuar em greve. "O recuo dos professores foi estratégico. Vamos conscientizar os demais alunos e realizar assembléias", disse Marcelo da Cruz, aluno da Fatec São Paulo.


Texto Anterior: Vestibular: Unicamp muda critério para corrigir redação
Próximo Texto: Inscrições para Exame Nacional do Ensino Médio abrem na segunda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.