São Paulo, sábado, 07 de julho de 2007

Texto Anterior | Índice

Teatro Municipal de Ouro Preto é reaberto após 2 anos de restauração

De 1770, local é considerado o mais antigo em atividade da América Latina

RENATA BAPTISTA
DA AGÊNCIA FOLHA

O Teatro Municipal de Ouro Preto (MG) será reaberto hoje ao público, após quase dois anos fechado para obras de restauração. Inaugurado em 1770, o teatro, também conhecido como Casa da Ópera, é o mais antigo em funcionamento em toda a América Latina, de acordo com o Iphan (órgão federal de patrimônio).
Toda a estrutura do teatro, que tem capacidade para 350 pessoas, foi restaurada. O teto, o piso de madeira e o mobiliário do prédio foram inteiramente recuperados.
As obras consumiram R$ 693 mil em recursos do Monumenta -programa de recuperação de sítios históricos do Ministério da Cultura.
Para incrementar as produções no palco, o teatro ganhou sistemas de varas de cenário e de iluminação -barras usadas para suspender elementos cenográficos e de luz. O palco tem 15 metros de profundidade total e boca de cena -parte próxima da platéia- de sete metros de largura por seis metros de profundidade.
Para prevenir incêndios, houve instalação de um sistema de sensores óticos para detecção de fogo. As instalações elétricas e hidráulicas, deterioradas pelo tempo, foram refeitas. O telhado ganhou uma manta de alumínio anti-fogo sob as telhas.

Anexo
O teatro recebeu um anexo. Um terreno vizinho foi desapropriado pela prefeitura para funcionamento de bilheteria, administração, toaletes e café.
Essa foi a terceira grande reforma do teatro desde a sua inauguração. A primeira, em 1862, foi subsidiada pelo governo provincial e, apesar de ter mudado a estrutura física do teatro, manteve sua fachada praticamente inalterada.
Na última reforma, em 1977, foram descobertas pinturas antigas, de autoria desconhecida, provavelmente realizadas entre 1854 e 1862.
O teatro é um dos monumentos mais visitados de Ouro Preto, primeira cidade brasileira a ser considerada patrimônio cultural da humanidade. O conjunto arquitetônico e urbanístico do município é tombado pelo Iphan.
A reinauguração do teatro integra as comemorações dos 296 anos de fundação da ex-Vila Rica (antiga denominação de Ouro Preto).


Texto Anterior: Divulgação das 7 maravilhas ocorre hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.