São Paulo, terça-feira, 07 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SALVADOR

Estudo aponta que Carnaval afeta estrutura do Farol da Barra

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

O volume das músicas tocadas em trios elétricos no Carnaval de Salvador tem agravado fissuras na estrutura física do Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos da cidade, segundo estudo feito na UFBA (Universidade Federal da Bahia).
A fortificação, que é de 1534, está localizada em um dos circuitos do Carnaval.
Segundo pesquisa do arquiteto Mário Mendonça de Oliveira, professor da UFBA, o material usado na construção, como argamassa de cal e pedra bruta, é pouco resistente e pode ser afetado pelos trios elétricos e shows. O principal causador de fissuras são as erosões do solo.
Um levantamento da ONG Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações Militares e Sítios Históricos apontou problemas estruturais em outros cinco fortes da capital baiana.
O professor diz que há um plano de reforma e descarta o risco de desabamento imediato do prédio. Cláudio Tinoco, da Saltur, órgão da prefeitura responsável pela organização de shows, diz que desconhece o estudo e que vai precisar analisá-lo.


Texto Anterior: Fretados: Prefeitura recolhe sugestões para regulamentar restrição
Próximo Texto: Conselho da UFRJ apura desvio de verba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.