São Paulo, terça-feira, 07 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Ministério fecha garimpo clandestino de ouro no Rio

DA SUCURSAL DO RIO

O Ministério do Meio Ambiente fechou ontem um garimpo ilegal de ouro na região serrana do Rio de Janeiro. O empreendimento, na cidade de Carmo, movimentava mais de R$ 800 mil por mês, segundo o ministério.
A mineradora Melo, responsável pelo garimpo, operava sem licença do Ibama e é acusada de causar danos ambientais e lançar mercúrio no rio Paraíba do Sul, que atravessa Rio e São Paulo.
A operação começou por volta de 3h com um cerco à fazenda onde funcionava o garimpo. Pela manhã policiais militares do Rio detiveram sete garimpeiros e três gerentes da mineradora. Jorge Bolivar de Melo Rezende, 35, que se apresentou como representante da empresa, também foi preso. Seis balsas também foram apreendidas.
Rezende afirma que a área do rio onde as balsas estão localizadas fica em Minas Gerais e nega que a mineradora realize atividade comercial na região. O representante da mineradora também afirma que nenhum dos garimpeiros trabalhava diretamente com o mercúrio.
(ANDRÉ ZAHAR)


Texto Anterior: Cracolândia: Usuários voltam às ruas logo após ação policial
Próximo Texto: Vestibular: Unesp anula questão do 1º dia de provas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.