UOL


São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Favorito para Capes é ligado a Cristovam

LUCIANA CONSTANTINO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O professor de sociologia da UnB (Universidade de Brasília) Marcel Bursztyn, ligado ao ministro Cristovam Buarque (Educação), é o nome mais cotado para assumir a presidência da Capes no lugar de Carlos Roberto Jamil Cury, que pediu demissão há cerca de dez dias.
Cury alegou problema de saúde para deixar a presidência da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Segundo a Folha apurou, também houve divergência interna no governo e uma insatisfação com a discussão do orçamento da coordenação para 2004.
O Ministério da Educação, porém, informa que o único motivo foi o de saúde. Cury permanecerá no CNE (Conselho Nacional de Educação) até o fim do seu mandato, que termina neste ano.
A Folha apurou ainda que Cristovam já fez a indicação de Bursztyn para ocupar o cargo. A nomeação dependeria agora do aval do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, responsável pelo preenchimento dos postos comissionados do Executivo.
Bursztyn foi assessor especial de Planejamento do governo do Distrito Federal entre 1995 e 1996, quando Cristovam Buarque era governador. Também foi secretário-adjunto de Indústria e Comércio do Distrito Federal, em 1996, e presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa.


Texto Anterior: Baixada Santista: Sobras de peixe viram alimento em instituições
Próximo Texto: Habitação: CDHU pesquisa origem e número de invasores de terreno no ABC
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.