São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uma das melhores instituições já teve nota C no antigo Provão

DA AGÊNCIA FOLHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Um dos quatro melhores do país pelo novo indicador do governo, o curso de medicina da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) já amargou nota C no Provão, substituído pelo Enade em 2004.
Para a coordenação da faculdade, investimentos em infra-estrutura e qualificação dos docentes explicam a evolução.
"No segundo Provão, melhoramos e atingimos conceito B. Depois chegamos à nota máxima no primeiro Enade", disse o professor Antônio José de Amorim, coordenador do curso, implantado em 1980.
Segundo ele, a taxa de alunos por professor é baixa -1,5- e quase 40% dos docentes têm doutorado. Projetos de aprimoramento incluem a construção de novo prédio para o curso e de um segundo hospital universitário. "Com isso, poderemos dobrar as 40 vagas anuais."
O planejamento abrange ainda mudanças na grade curricular. "Nossa intenção é que os estudantes possam ter alguma atuação na rede pública de saúde desde os primeiros semestres, como em postos, em policlínicas e no PSF [Programa de Saúde da Família]."
Dois dos melhores cursos de medicina do país são de universidades federais gaúchas: a UFRGS (Universidade Federal do RS) e a UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre).
Na Famed (Faculdade de Medicina), da UFRGS, 90% dos alunos fazem iniciação científica durante o curso. São 70 alunos por semestre.
Em 2007, os 265 professores da instituição de 110 anos publicaram 800 artigos em revistas, segundo o diretor da faculdade, Mauro Czepielewski.
Já na UFCSPA, o diferencial, segundo a reitora Miriam da Costa Oliveira, está na estrutura da instituição e na "formação humanitária" do aluno.
A quarta faculdade a obter 5 no CPC (Conceito Preliminar de Curso) foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro. (MATHEUS PICHONELLI E RODRIGO VARGAS)


Texto Anterior: Educação
Cursos "inadequados" formam 1 em cada 4 médicos do país

Próximo Texto: Educação: Novo conceito tira 214 cursos da "lanterna"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.