São Paulo, sexta, 7 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO
A maioria dos motoristas que tiveram a habilitação suspensa, por um ou dois meses, é do interior do Estado
Detran de SP pune 39 com suspensão leve

FABIO SCHIVARTCHE
da Reportagem Local

Os primeiros motoristas que tiveram a habilitação suspensa pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo, por causa da contagem de pontos, receberam penalidades leves: a perda da carteira por apenas um ou dois meses.
Pelo novo Código de Trânsito Brasileiro, em vigor desde o dia 22 de janeiro, o motorista que somar mais de 20 pontos em um período de um ano terá a habilitação suspensa por um período que varia de um mês a um ano.
As penalidades aplicadas surpreendem por serem brandas, já que a entrada da nova lei provocou a expectativa de punições administrativas rigorosas -como são os valores das multas, que chegam a R$ 865.
Até agora, o Detran já emitiu 39 notificações no Estado. Destes, 32 receberam penas de dois meses de suspensão. Outros sete, de apenas um mês.
Para cada infração, há uma pontuação associada. Infrações mais graves são punidas com multas mais caras e mais pontos.
Critérios
Segundo nota do Detran divulgada ontem, foi estabelecido um critério para a aplicação das penas de suspensão das habilitações. Multas agravadas com penalidades de até cinco vezes (como dirigir embriagado) serão puníveis com suspensão de quatro meses.
Multas agravadas com penalidades de até três vezes (como exceder a velocidade máxima da via em mais de 20% do limite permitido), com suspensão de dois meses. Os demais infratores terão a habilitação suspensa por um mês.
A nota oficial não explica porque as penas não atingem o limite de um ano de perda da carteira de motorista. A Folha procurou a assessoria de imprensa e diversos diretores do Detran por telefone, na tarde e noite de ontem, mas apenas a secretária estava na diretoria do órgão de trânsito.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.