São Paulo, quinta-feira, 07 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE PÚBLICA

Febre maculosa faz a quarta vítima no ano no Estado do Rio

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

A morte de um menino de seis anos em Barra do Piraí (RJ) no último domingo fez subir para seis o número de casos confirmados de febre maculosa no Rio e para quatro o total de mortes da doença no Estado neste ano. Os outros três casos ocorreram na capital fluminense (uma) e em Resende (duas).
Segundo a Secretaria da Saúde do Rio, outros quatro casos suspeitos procedentes de Barra do Piraí já foram descartados por testes.
Também conhecida como febre do carrapato, a doença é transmitida pela picada do animal e tem como sintomas iniciais febre, náuseas, vômitos, fortes dores de cabeça, dores musculares, falta de apetite e, às vezes, manchas.
A secretaria estadual afirmou que emitirá um alerta sobre a doença e que reunirá agentes de saúde e as diversas secretarias municipais na Fiocruz em outubro para que eles se preparem para enfrentar a doença.
Para evitar a febre, aconselha-se que os moradores das regiões que já registraram casos da doença façam catações diárias. O carrapato vetor deve sugar o sangue da vítima por, no mínimo, quatro horas para contaminá-la, e o período de incubação é de uma a duas semanas. (CRISTINA TARDÁGUILA)


Texto Anterior: Polícia Federal procura integrante que dava apoio a quadrilha em Porto Alegre
Próximo Texto: Feriado: Motorista deve evitar estrada antes das 12h
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.